O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje para o Tribunal Constitucional o diploma do parlamento que despenaliza a morte medicamente assistida, para fiscalização preventiva da constitucionalidade.
O Governo decretou hoje de “especial interesse público” a contratação de enfermeiros estrangeiros no âmbito do combate à pandemia de covid-19, depois da providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros.
A Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) de Paços de Ferreira, instalada há três meses no antigo hospital, que chegou a estar perto da ocupação máxima de 27 camas, tem hoje um doente internado, revelou a autarquia.
O plano estratégico da OMS para enfrentar a pandemia de covid-19 este ano, hoje lançado, contém seis objetivos e uma necessidade de financiamento estimada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou hoje o diretor-geral da organização.
Um surto de covid-19 no lar da Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, em Odemira, já provocou a morte a três idosos, estando ainda 22 utentes e sete funcionárias infetados, confirmou hoje o presidente da instituição.
A eurodeputada do PCP Sandra Pereira defendeu hoje a necessidade de uma "nova estratégia" europeia para acelerar o processo de vacinação da população contra a covid-19, atualmente a decorrer a um "ritmo lento" por falta de vacinas.
As 1.785 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas revelaram dez novos casos de covid-19, sendo nove em São Miguel e um em Santa Maria, e duas recuperações, ambas na ilha de São Miguel.
O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores anunciou hoje o alargamento dos rastreios ao novo coronavírus na região, mas lembrou que já são feitos testes regulares em várias instituições.
Mais de mil pessoas com covid-19 saíram do internamento hospitalar nos últimos três dias, estando hoje hospitalizados 3.819 doentes, dos quais 688 em unidades de cuidados intensivos.
O presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores considerou hoje que a situação epidemiológica da região teve uma “evolução bastante positiva”, mas apelou ao cumprimento das medidas de contenção.
Portugal registou hoje 105 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.944 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A taxa de internamento em enfermarias covid-19 nos hospitais da região Centro baixou na quarta-feira de 69% para 64% da sua ocupação, revela o relatório de hoje da Administração Regional de saúde do Centro (ARSC).
A China ocultou informação sobre os primeiros casos de covid-19 há um ano, o que favoreceu os contágios, e fê-lo novamente na recente missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Wuhan, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).
A conferência de líderes parlamentares agendou hoje para os dias 11 e 25 de março debates sobre eventuais decretos presidenciais para a renovação do estado de emergência em Portugal para o combate à epidemia de covid-19.
O Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com irregularidades na vacinação contra a covid-19, entre os quais a IPSS de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso e a responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz.
Doze utentes já vacinados contra a covid-19 de um lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Évora estão infetados com o novo coronavírus, mas encontram-se assintomáticos, disse hoje o provedor da instituição.
O Banco Central Europeu (BCE) considera que as novas estirpes do novo coronavírus, que são mais contagiosas, representam um risco para a recuperação da economia da zona euro, foi hoje anunciado.
O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas de contenção da covid-19 em todos os concelhos do arquipélago, mas a vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande (São Miguel), continuará sujeita a cerca sanitária.
A União Europeia (UE) acordou hoje uma lista comum de testes rápidos de antigénio para a covid-19, bem como um conjunto normalizado de dados que devem constar dos certificados dos resultados, que os Estados-membros devem reconhecer mutuamente.
O Kremlin admitiu hoje que não tem capacidade para responder aos pedidos internacionais da vacina para a covid-19 Sputnik V, produzida na Rússia.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.430.693 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, em dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.
O Hospital de São João, no Porto, está a restabelecer as áreas “mais críticas” de atividade não covid-19, como oncologia, cardiovascular, neurovascular, e áreas cirúrgicas à medida que o internamento de doentes com SARS-CoV-2 tem diminuído, foi hoje divulgado.
Os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo registaram um recorde no atendimento de pessoas com sintomas de covid-19 durante o mês de janeiro, com 61.289 consultas, avançou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).
A empresa Immunethep, sediada em Cantanhede, assinou um acordo de investigação com a farmacêutica Merck Sharp and Dohme MSD com o objetivo de “desenvolver imunoterapias inovadoras para infeções bacterianas”.