O laboratório alemão CureVac iniciou a última e terceira fase de ensaios clínicos "em grande escala" da sua vacina contra a covid-19 no Panamá, que deverá envolver cerca de 3.000 pessoas, para demonstrar a eficácia e segurança da imunização.
A vacinação das forças de segurança e bombeiros vai deixar de liderar as prioridades devido à escassez de vacinas, sendo reforçada a administração a pessoas com 80 ou mais anos e entre os 50 e os 79 anos com doenças crónicas.
Cerca de 180 efetivos das forças de segurança em funções no concelho de Gondomar e um segundo grupo de 80 bombeiros locais recebem hoje a primeira de duas doses da vacina contra a covid-19, adiantou o presidente da Câmara.
As exportações em saúde cresceram 150% na última década, atingindo os 1.749 milhões de euros em 2020, o que, para o Health Cluster Portugal, mostra a “resiliência do setor”.
Portugal canalizou, bilateralmente ou através de organizações multilaterais, cerca de um milhão de euros para apoio à resposta de Timor-Leste à covid-19, a que se somaram apoios regionais e globais, indicaram dados hoje divulgados.
A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.
Uma mutação na proteína Spike do SARS-Cov-2, existente nas variantes britânica, sul-africana e brasileira, torna o novo coronavírus até oito vezes mais infeccioso em células humanas do que o que surgiu inicialmente na China, revela um estudo científico.
Apenas o desenvolvimento de uma “vacina universal” para os vários tipos de coronavírus, em que se inclui o causador da covid-19, poderá evitar futuras pandemias, alertaram hoje dois epidemiologistas em editorial na revista Science.
Os médicos de família reduziram entre 30 e 50% o encaminhamento de doentes para consulta de especialidade nos hospitais, disse hoje à Lusa o presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), considerando esta situação “dramática”.
Os centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais em 2020 (-38%), enquanto os contactos à distância duplicaram de 2019 para 2020, passando de 9,1 milhões para 18,5 milhões, segundo dados hoje divulgados.
A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, afirmou hoje que a Covid-19 expôs as debilidades dos sistemas de saúde europeus e apelou ao reforço do financiamento para reforçar a sua capacidade.
É português de Castro Marim, no Algarve, e está, desde março, na linha da frente do combate à pandemia da COVID-19 no Reino Unido. Ao Canal S+, Gonçalo Sabóia, paramédico ao serviço do National Health Service (NHS) afirma ter vivido, na primeira fase da pandemia, momentos muito complicados acompanhados por decisões ainda mais difíceis.
O PAN manifestou-se hoje confiante na constitucionalidade do diploma que despenaliza a eutanásia, mas lamentou que o Presidente da República nada tenha dito na campanha sobre a sua intenção de enviar o texto para o Tribunal Constitucional (TC).
O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal considerou hoje que era “expectável” o envio para o Tribunal Constitucional (TC) do diploma que despenaliza a eutanásia, mas disse confiar na conformidade à Lei fundamental.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade atribuir 135.300 euros ao Gabinete de Apoio à Família (GAF) para a elaboração do projeto da residência para idosas vítimas de violência doméstica, orçado em 2 milhões de euros.
O número de pessoas com deficiência inscritas nos centros de emprego aumentou com a covid-19, uma realidade preocupante por se tratar de um trabalho “não tão automático” como o de pessoas sem deficiência, disse hoje a secretária de Estado.
O Presidente da República pediu hoje a fiscalização da constitucionalidade do diploma que despenaliza a morte medicamente assistida considerando que utiliza "conceitos altamente indeterminados", como o de "sofrimento intolerável".
O PS considerou hoje natural a decisão do Presidente da República de requerer a fiscalização preventiva da constitucionalidade do diploma que despenaliza a morte medicamente assistida e adiantou que aguarda "com tranquilidade" a pronúncia do Tribunal Constitucional.
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, avisou hoje que o número “muitíssimo elevado” de internamentos em cuidados intensivos devido à covid-19 não permite criar qualquer expectativa de um desconfinamento para breve.
Um surto de covid-19 num lar privado em Estremoz, no distrito de Évora, já infetou 38 pessoas, entre utentes e funcionárias, tendo morrido uma idosa, disse hoje à agência Lusa a gerente da unidade, Sónia Linhol.
A retoma das atividades clínicas não covid-19 será “cautelosa e progressiva” porque as unidades intensivas mantêm uma ocupação elevada no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que integra o Hospital Santo António, revelou hoje fonte da instituição.
A União Europeia recomenda a realização de testes regulares nas quintas de visons, animais entre os quais foram identificados centenas de milhares de casos de covid-19, e pede que se faça o sequenciamento, indica um relatório divulgado hoje.
A vacinação contra a covid-19 começou hoje no centro instalado no pavilhão desportivo da Meadela, com um total de cerca de 410 inoculações, prevendo-se passar às 800 diárias, disse fonte da Câmara de Viana do Castelo.
A responsável da unidade técnica anticovid da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse hoje não haver provas de que a variante do vírus identificada na África do Sul seja mais mortal do que outras.