As autoridades indonésias registaram hoje 40.027 novas infeções de covid-19, um recorde no país mais afetado da região por uma vaga da variante Delta, mais contagiosa, e resultado da lentidão no processo de vacinação.
A Ordem dos Enfermeiros nos Açores fez hoje um balanço positivo da “Operação Periferia”, com mais de 14 mil vacinas em cinco das seis ilhas sem hospital da região contra a covid-19, entre 06 de junho e domingo.
Portugal registou hoje 1.782 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, oito mortos atribuídos à covid-19 e um novo aumento de doentes internados e em cuidados intensivos, referem os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
As salas portuguesas de cinema registaram menos dois terços de espectadores e de receitas durante o primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2020, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Cerca de 660 milhões de pessoas no mundo ainda irão sofrer de fome em 2030, ano fixado pela comunidade internacional para erradicar o flagelo, em parte devido aos efeitos da pandemia de covid-19, apontaram hoje as Nações Unidas.
Em 2020, ano marcado pela pandemia da doença covid-19, o mundo testemunhou um “agravamento dramático” da fome, com quase um décimo da população mundial a sofrer de subnutrição, revelaram hoje as Nações Unidas num novo relatório.
As unidades hospitalares da Região Centro tinham às 00:00 de hoje 60 doentes com covid-19 internados em enfermaria e 12 em unidades de cuidados intensivos (UCI), revelou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro).
A GNR acabou no domingo com uma festa ilegal em Esposende, no distrito de Braga, na qual se encontravam mais de 100 pessoas a desrespeitar as medidas em vigor de contenção da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
As empresas ferroviárias manifestaram hoje “preocupação” com o impacto operacional no setor da apresentação obrigatória de certificado digital ou teste negativo à covid-19 em hotéis e restaurantes, defendendo um regime de exceção para maquinistas e agentes de acompanhamento.
A Comissão Europeia disse hoje estar “preocupada” com a decisão de Malta de apenas deixar entrar no país os portadores de um certificado de vacinação contra a covid-19, o que configura uma medida discriminatória.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 42 novos casos positivos de covid-19, sendo 40 em São Miguel, um na Terceira e outro no Pico, decorrentes de 1.003 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região.
As unidades hospitalares da região Norte têm 34 camas de cuidados intensivos (UCI) destinadas a doentes covid-19 ocupadas e 102 de enfermaria, revelou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), acrescentando que este número é “dinâmico”.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.035.567 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A plataforma de distribuição de vacinas anti-covid-19 pelos países mais pobres Covax receberá 110 milhões de doses das chinesas Sinovac e Sinopharm para permiti lidar com uma escassez das vacinas, anunciou hoje a Aliança para a Vacinas (GAVI).
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) considerou hoje que a pandemia de covid-19 reforçou a urgência de avançar com o plano estratégico 2021/2022, advertindo que o apoio ao doente crónico complexo foi “claramente prejudicado” e vários serviços reorganizados.
Quatro utentes já vacinadas contra a covid-19 da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) estão infetadas com o coronavírus e foram transferidas para uma estrutura de apoio, disse hoje o provedor da instituição.
A farmacêutica chinesa Fosun, que detém os direitos exclusivos de comercialização da vacina Pfizer-BioNTech na China, anunciou hoje a venda de 10 milhões de doses a várias empresas taiwanesas, para doação às autoridades de Taiwan.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai hoje pedir “cautela” aos britânicos e confirmar se Inglaterra pode avançar para a quarta e última fase de desconfinamento a 19 de julho perante pressão para manter algumas restrições.
A escassez e elevado custo das matérias-primas e dos fretes marítimos está a constranger seriamente a atividade industrial, da metalurgia ao mobiliário, têxtil e calçado, que não conseguem responder às crescentes encomendas e já admitem recorrer ao ‘lay-off’.
Um lote de 12 mil vacinas da AstraZeneca oferecido por Portugal, o primeiro de outros carregamentos, chega a Díli na próxima semana, num voo direto de Lisboa, disse à Lusa o embaixador português em Díli.
A maioria dos inquiridos num estudo hoje divulgado manifestou-se satisfeita com as medidas adotadas pelo Governo no último ano para combater a pandemia de covid-19, apesar das consequências económicas e ao nível da saúde mental.
O despedimento foi a principal causa para deixar de trabalhar, tanto no segundo trimestre de 2020, como no primeiro trimestre de 2021, altura em que foram decretados os dois confinamentos gerais devido à pandemia, indica um relatório divulgado hoje.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje “equilibradas” e “coladas à realidade” as mais recentes medidas de combate à pandemia covid-19 adotadas pelo Governo, e disse que enfrentar a pandemia exige convergência.
Malta vai ser o primeiro país da União Europeia a fechar fronteiras a viajantes não vacinados, na esperança de conter um surto de novos casos de covid-19, anunciou hoje o ministro da Saúde maltês, Chris Fearne.