A campanha de testagem nas escolas começa hoje nas creches, pré-escolar e 1.º ciclo e até sexta-feira todos os docentes e não docentes desses níveis de ensino já deverão ter realizado o teste de diagnóstico da covid-19.
Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, por videoconferência, para debater o “caminho a seguir” no combate à pandemia de covid-19, numa altura de novas polémicas com a farmacêutica AstraZeneca por atrasos e problemas nas vacinas.
O Governo venezuelano anunciou hoje que a Venezuela não autorizará o uso local da vacina AstraZeneca contra a covid-19, devido aos efeitos secundários que tem originado nos pacientes.
O Governo brasileiro vai construir uma nova fábrica para produção de mosquitos "Aedes aegypti" contaminados com uma bactéria que os impede de transmitir dengue, zika e chikungunya, visando libertá-los numa área afetada por um desastre mineiro.
O Facebook vai adicionar rótulos informativos a publicações sobre vacinas contra o novo coronavírus numa tentativa de reforçar o combate à desinformação relacionada com a covid-19 nas redes sociais, foi hoje anunciado.
A Administração Nacional de Produtos Médicos da China recebeu o primeiro pedido de registo e autorização de entrada no mercado de um medicamento de patente portuguesa.
A França está a investigar uma nova variante do vírus da covid-19 detetada na Bretanha, nomeadamente o grau de transmissão e se tem consequências mais graves nas pessoas afetadas, disse hoje a direção-geral da Saúde francesa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que globalmente as campanhas de vacinação contra o SARS-CoV-2 continuam sem sobressaltos, apesar de um número crescente de países, incluindo Portugal, ter suspendido a administração do fármaco da AstraZeneca.
António Lobo Ferreira integra o grupo de médicos de medicina interna e de outras especialidades médicas que têm vindo a defender a utilização da ivermectina na prevenção e no tratamento da COVID-19.
O município de Coimbra vai procurar reduzir o impacto da hipertensão, obesidade e diabetes nos seus residentes, já que são as principais causas de morbilidade no concelho, de acordo com o Perfil Municipal de Saúde apresentado hoje.
O confinamento derivado da pandemia de covid-19 levou a uma alteração dos hábitos dos consumidores e a um aumento da produção de resíduos, segundo um estudo científico internacional, que inclui Portugal, hoje divulgado pela Universidade Aberta (UA).
O comité de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a segurança de vacinas reúne-se na terça-feira para discutir a vacina contra a covid-19 AstraZeneca/Oxford, anunciou o diretor-geral da OMS.
A Espanha decidiu suspender, pelo menos durante 15 dias, a administração da vacina da AstraZeneca, seguindo decisões idênticas tomadas por vários países europeus, incluindo hoje a Alemanha, a França e a Itália.
O Funchal é o único concelho português em risco extremo com uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
A administradora das Termas de Chaves defendeu hoje a reabertura da atividade termal, por estar em causa um serviços de saúde, lamentando que este setor não tenha sido incluído no plano de desconfinamento do Governo.
O virologista Pedro Simas afirmou hoje que a informação científica demonstra que a vacina da AstraZeneca, suspensa em vários países por precaução, é segura, defendendo que deve continuar a ser administrada em Portugal para “salvar vidas”.
Portugal registou hoje 96 casos de SARS CoV-2 por 100.000 habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,83, segundo o boletim conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do INSA.
Nove escolas do concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, vão ter obras para a substituição de coberturas de amianto, previstas para o próximo verão, com um investimento global superior a 1,8 milhões de euros, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) defendeu hoje que “os benefícios” da vacina da AstraZeneca contra covid-19 “superam os riscos de efeitos secundários”, garantindo ainda assim uma “análise rigorosa” às situações de formação de coágulos sanguíneos em vacinados.
A variante do coronavírus detetada pela primeira vez em setembro no Reino Unido, conhecida tecnicamente por B.1.1.7, “poderá estar associada” a um aumento de 61% do risco de morte em adultos, indica um estudo publicado hoje.
Portugal registou hoje 10 mortes relacionadas com a covid-19 e 256 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os cuidados intensivos do hospital de Bragança tinham no dia de hoje zero doentes com covid-19, depois de uma redução progressiva no último mês que se verifica também ao nível da enfermaria, atualmente com 10 doentes internados.
Os Açores assinalam hoje um ano do primeiro caso de covid-19 no arquipélago, numa altura em que o Governo Regional equaciona recorrer aos Estados Unidos para acelerar o processo de vacinação na região.
A Itália suspendeu hoje o uso da vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca, alegando razões de "precaução", após relatos de coágulos sanguíneos perigosos na Europa relacionados com este fármaco.