O presidente do Comité da Cruz Vermelha Internacional, Peter Maurer, alertou em entrevista com a Lusa que “os governos estão a tentar proteger as suas populações” e que o “covid-nacionalismo, tem prejudicado uma distribuição mais equitativa de vacinas”.
A associação ambientalista Zero classificou hoje como “desastrosa” a falta de mapas de ruído e planos municipais de redução e questionou a inexistência de uma Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente, prometida há mais de um ano.
O Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) vai solicitar ao Infarmed que a compra nas farmácias da primeira substância à base de canábis para fins terapêuticos seja comparticipada, foi hoje anunciado.
A variante de covid-19 detetada na Índia, a braços com um surto devastador, já foi identificada em pelo menos 17 países, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que teme que possa ser mais contagiosa.
O comissário europeu dos Direitos Sociais diz estar “cauteloso” sobre a meta da União Europeia (UE) relativa aos sem-abrigo, não se comprometendo a tirar todos das ruas até 2030, mas antes a “reduzir fortemente” o número.
A Comissão Europeia prevê que a Cimeira Social, organizada pela presidência portuguesa da União Europeia (UE), dê um “importante sinal político” em altura de crise gerada pela covid-19, servindo também para “repensar as políticas” sociais ao nível comunitário.
Os órgãos responsáveis pela produção da vacina russa contra a covid-19 negaram hoje a presença de adenovírus no produto e contestaram os argumentos do órgão regulador do Brasil para negar a importação da Sputnik V.
Uma em cada quatro pessoas vacinadas com imunizantes contra a covid-19 da Pfizer ou da AstraZeneca sentiram efeitos secundários leves, como dores de cabeça e fadiga, segundo um estudo do King's College de Londres (Reino Unido).
Cinquenta municípios estão à espera de alterações aos termos dos acordos de transferência de competências na área da saúde, propostos pelo Governo, para começarem a gerir centros de saúde, revelou hoje o secretário de Estado das Autarquias Locais.
O deputado da bancada socialista açoriana Berto Messias reiterou hoje a necessidade de ter acesso à correspondência trocada pelo Governo Regional com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) devido a “suspeitas de vacinação indevida” contra a covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apontou hoje o fim do estado de emergência como "sinal de esperança mobilizadora" e "reconhecimento do consistente e disciplinado sacrifício de milhões de portugueses".
O Presidente da República avisou hoje, após anunciar o fim do estado de emergência, que não hesitará em propor novamente este quadro legal ao parlamento, se necessário, para conter a propagação da covid-19.
O estado de emergência, que foi declarado 15 vezes pelo Presidente da República, vai terminar na sexta-feira, 30 de abril, ao fim de 173 dias consecutivos em vigor, com onze renovações, desde 09 de novembro.
O Presidente da República anunciou hoje que não vai propor ao parlamento renovar o estado de emergência, que assim terminará na sexta-feira, 30 de abril, pelas 23:59.
As pessoas com mais de 65 anos vão poder inscrever-se para vacinação contra a covid-19 nos Espaços Cidadão, a partir de quarta-feira, disse hoje a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
A Quinta da Felicidade é o novo desafio do “Sim, Somos Capazes”, projeto de inclusão que acolhe jovens com deficiência em Vila Nova de Gaia, mas ainda falta “pelo menos” tinta e terra fértil, contou hoje um dos responsáveis.
Portugal ultrapassou os três milhões de vacinas contra a covid-19 administradas desde o final de 2020 e 76% dos idosos com mais de 80 anos já têm a vacinação completa, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
O conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) disse hoje lamentar “todo o distúrbio” ocorrido no processo de vacinação contra a covid-19 naquela ilha açoriana durante o último fim de semana.
A evolução da pandemia permite o fim do estado de emergência em Portugal, adiantaram hoje especialistas, que alertam para a “prudência” no desconfinamento e para a manutenção das “cautelas” até ser alcançada a imunização de grupo.
As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram hoje 13 novos casos de covid-19 na região, todos de transmissão local, e reportaram 21 doentes recuperados, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está a “acompanhar de muito perto” a evolução das variantes do SARS-CoV-2 e o seu eventual impacto nas vacinas anticovid-19 já aprovadas na União Europeia (UE), tendo pedido mais dados às farmacêuticas.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) denunciou hoje que há pelo menos 320 docentes e não docentes que não foram vacinados contra a covid-19 e que não receberam ainda informação relativa ao agendamento, exigindo que a situação seja corrigida.
O PCP fez hoje um balanço “particularmente preocupante” da “situação social e económica” um ano depois do início da epidemia de covid-19, com “milhares de despedimentos, salários em atraso”, e insistiu no reforço da vacinação.
A ministra da Coesão Territorial afirmou hoje que a nova rede de espaços de teletrabalho quer “robustecer” uma tendência da pandemia de covid-19 e dar resposta a quem quiser trabalhar a partir “do interior para o mundo”.