Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde (DGS) lançaram hoje um apelo à ação para proteger as crianças de ambientes digitais promotores da obesidade, aproveitando, por outro lado, a presença digital para melhorar o acesso a uma alimentação saudável.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, disse hoje que o modelo definido na Europa para o certificado digital que permite viagens na região será aplicado a países terceiros, respondendo às preocupações da União Africana (UA).
O Hospital Santa Maria, em Lisboa, inaugurou hoje dois novos aceleradores lineares e uma tomografia computorizada de planeamento que permitirão realizar cerca de 40.000 tratamentos de radioterapia por ano, um investimento de cerca de sete milhões de euros.
O secretário da Saúde e Proteção Civil da Madeira disse hoje que o surgimento da variante Delta no arquipélago “já era expectável”, sublinhando que a mesma “não tem qualquer tradução no agravamento" da evolução da pandemia na região.
A Câmara de Sintra assinou hoje o contrato de empreitada do novo Centro de Saúde de Belas, obra que terá um custo superior a um milhão de euros, com um prazo de execução de 420 dias.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) disse hoje à agência Lusa que, “tudo correndo bem”, o Centro Ambulatório de Radioterapia estará pronto no final de 2023, um investimento superior a 24 milhões de euros.
A Comissão Europeia apelou a mais esforços por parte das grandes plataformas digitais na luta contra a desinformação sobre as vacinas da covid-19.
O primeiro-ministro assinou hoje um despacho para a criação de uma comissão técnica com a Procuradoria Geral da República (PGR) e Provedoria de Justiça para a revisão do quadro jurídico aplicável em contexto de pandemia.
Dois projetos envolvendo a Unidade de Saúde Local de Matosinhos, outro do Hospital de Santa Marta (Lisboa) e ainda um da Unidade Local de Saúde Do Alto Minho são os vencedores das bolsas Mais Valor em Saúde.
Representantes da indústria de refrigerantes na Europa anunciaram hoje um novo compromisso para reduzir em mais de 10% a média de açucares nas bebidas entre 2019 e 2025, na União Europeia e no Reino Unido.
A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou hoje que o Governo tem feito “todo o esforço” para reforçar o orçamento do Serviço Nacional de Saúde e capacitar o SNS com os meios necessários, nomeadamente de recursos humanos.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra vai ajudar na melhoria de recursos humanos em saúde na Guiné-Bissau, através da capacitação de professores, enfermeiros e chefias de enfermagem de hospitais e centros de saúde, foi hoje anunciado.
Os passageiros provenientes da África do Sul, Brasil, Índia, Nepal e Reino Unido devem cumprir, após a entrada em Portugal, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.
Os centros de vacinação contra a covid-19 vão passar a ter a presença de uma força de segurança, indica uma orientação da Direção-Geral da Saúde hoje publicada, que prevê ainda voluntários no apoio às pessoas a vacinar.
Portugal regista hoje 1.746 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, o número mais alto de novas infeções desde fevereiro, seis mortos com covid-19 e menos 10 pessoas internadas.
O certificado digital de vacinação constitui um avanço importante, mas para atingir o objetivo de facilitar a circulação na União Europeia (UE) deve haver uniformidade e harmonização de critérios para a imposição de restrições, defenderam hoje eurodeputados.
A ministra da Saúde defendeu hoje que as metas sobre a imunidade de grupo à covid-19 têm de ser “revistas e atualizadas” face à dinâmica da transmissão da infeção e a emergência de novas variantes como a Delta.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.932.561 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
Os médicos que se instalem no concelho de Idanha-a-Nova ao abrigo dos concursos de recrutamento da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) terão direito a alojamento disponibilizado pelo município, foi hoje anunciado.
Um grupo de investigadores portugueses está a estudar uma potencial vacina oral contra o coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, e os resultados da primeira fase do estudo revelam que é capaz de criar anticorpos no sistema imunitário dos ratinhos.
O microbiologista João Paulo Gomes defende que “é normal” aumentar a fasquia para se atingir a imunidade de grupo com a variante delta, porque é mais transmissível e, logo, é mais difícil baixar a incidência comunitária.
A ministra da Saúde avançou hoje que o regime de comparticipação dos testes de diagnóstico de antigénios rápidos à covid-19 possa ser aprovado esta semana para apoiar as pessoas na sua realização e para controlo da pandemia.
A Comissão Europeia exortou os Estados-membros da União Europeia (UE) a isentarem vacinados e recuperados da covid-19 das restrições às viagens, dada a entrada em funcionamento do certificado verde na quinta-feira, pedindo porém vigilância à variante Delta.
A Autoridade de Saúde dos Açores registou nas últimas 24 horas 22 casos de covid-19, todos em São Miguel, a par de 40 recuperações, havendo duas pessoas internadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.