O Governo vai publicar nos próximos dias o novo estatuto das vítimas, que junta vários estatutos, nomeadamente o de violência doméstica, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, segundo a qual a rede nacional acolheu 166 idosas.
O certificado digital, que entra em vigor quinta-feira, pretende facilitar a circulação segura na União Europeia, mas quem o solicitar necessita de cumprir um de três requisitos: estar vacinado, ter um teste negativo ou estar recuperado da covid-19.
Mais de um milhão de portugueses já têm o certificado digital para facilitar a circulação na União Europeia e que entra em vigor quinta-feira, mas que, em Portugal, também permite o acesso a eventos culturais, desportivos e familiares.
A pandemia de covid-19 fez pelo menos 3.940.888 mortos no mundo desde que o vírus foi detetado na China no final de 2019, segundo um balanço realizado hoje pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.
As pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca até 25 de abril devem dirigir-se até domingo ao mesmo centro de vacinação para receber a segunda dose, informou fonte da ‘task-force’ do plano de vacinação.
O primeiro-ministro, António Costa, encontra-se a cumprir um período de confinamento profilático determinado pelas autoridades de saúde após ter estado em contacto com um membro do gabinete que testou positivo à covid-19.
O Instituto da Segurança Social (ISS) e a Ordem dos Psicólogos assinam hoje um protocolo que visa dar ferramentas aos trabalhadores das áreas sociais que contribuam para o seu bem-estar pessoal e profissional e uma “saúde mental equilibrada”.
O aumento de pessoas que testam positivo à covid-19 no Hospital de São João, no Porto, mostra que a pandemia está a progredir no Norte, disse hoje um dos responsáveis desta unidade, admitindo uma 4.ª vaga na região.
O despacho que prolonga até final deste ano a isenção de IVA nas aquisições de bens necessários ao combate à covid-19 por entidades públicas ou sem fins lucrativos foi hoje publicado em Diário da República.
A má nutrição durante a gravidez tem “um forte impacto no coração do feto”, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares a longo prazo, concluiu um estudo divulgado hoje pela Universidade de Coimbra (UC).
O Sindicato Independente dos Médicos está a enviar cartas aos autarcas do país a apelar para que contratem médicos para a vacinação e para as áreas dedicadas às doenças respiratórias, atividades que retiram diariamente 1.500 profissionais dos centros de saúde.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, que envolveu mais de 4.000 mães, concluiu que as doenças musculoesqueléticas e do foro mental são os problemas de saúde relacionados com o trabalho que mais as afetam.
A China conseguiu erradicar a malária, depois de 70 anos a tentar suprimir a doença, transmitida por mosquitos e que mata centenas de milhares de pessoas todos os anos, anunciou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Sociedade Portuguesa de Oncologia lança hoje o Programa Nacional de Genética e Cancro (PROGO), para uniformizar a prática clínica do diagnóstico genético e garantir a universalidade dos cuidados a doentes e a portadores de síndromes hereditárias de cancro.
A Eslovénia sucede na quinta-feira a Portugal na presidência semestral rotativa do Conselho da União Europeia, sob forte contestação interna ao Governo conservador de Janez Jansa, que motiva também alguma inquietação entre os seus homólogos europeus.
Os distritos da Guarda, Portalegre, Évora e Beja apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A vacinação contra o SARS-CoV-2 com o fármaco desenvolvido pela Moderna produz anticorpos contra a variante delta, anunciou hoje a biotecnológica sediada no Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA).
Um homem caçador-recolector que viveu há mais de 5.000 anos na atual Letónia é a mais antiga vítima conhecida de peste, revelaram terça-feira investigadores da Universidade de Kiel, na Alemanha.
Uma reunião de chefes da diplomacia do G-20 terminou hoje em Itália com promessas de intensificação de esforços no combate global à fome, especialmente em África, e às alterações climáticas após a pandemia de covid-19.
Mais de metade da população portuguesa (53%) já foi vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose, o que equivale a mais de 5,3 milhões de pessoas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Madeira registou hoje mais uma morte associada à covid-19, depois de um mês sem óbitos relacionados com a doença, num dia em que foram notificados 15 novos casos, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS).
O recurso ao Serviço de Urgência do Hospital de São João, Porto, sofreu “em poucos dias” um aumento de 40% de casos suspeitos covid-19, padrão que o médico Nelson Pereira descreveu hoje à Lusa como “explosivo e muito preocupante”.
A Madeira vai acelerar o processo de vacinação contra a covid-19 para contornar o problema da variante com origem na Índia (Delta) e inocular cerca de 4.500 estudantes universitários, disse hoje o presidente do Governo Regional.
Um grupo de investigação da Universidade de Aveiro (UA) concebeu um “kit” para recuperação de desvios olfativos em pacientes de Covid-19, revelou hoje fonte académica.