Uma sobreposição de marcações para a toma da segunda dose da vacina contra a covid-19 provocou hoje uma afluência inesperada no centro municipal de vacinação de Coimbra, confirmou à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
Os casos semanais de covid-19 no mundo, que subiam sistematicamente desde fevereiro, baixaram pela primeira vez na semana passada, com Índia e Brasil a concentrarem metade das novas infeções, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os níveis de pólen no ar vão estar muito elevados em Portugal continental durante os próximos dias, o que pode desencadear crises alérgicas, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje o Governo de querer retirar enfermeiros de instituições de saúde para participarem no plano de vacinação contra a covid-19, através do regime de mobilidade, escusando-se assim de pagar horas extraordinárias.
A Dinamarca anunciou hoje que vai renunciar ao uso da vacina anti-covid-19 produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson devido aos possíveis efeitos secundários, apesar de o regulador europeu ter autorizado a sua utilização.
Trabalhadoras de limpeza dos hospitais de Almada (Setúbal), Coimbra e Viseu manifestaram-se hoje em Lisboa contra o corte no subsídio de alimentação, acusando a empresa Talenter de não estar a cumprir com os direitos do trabalho.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu hoje para 0,96 assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias que é agora de 64,4 segundo dados hoje divulgados.
Portugal voltou hoje a não ter registo de mortes por covid-19, tendo sido notificados 180 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e um aumento no número de internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal é atualmente o país da União Europeia com menos mortes diárias atribuídas à covid-19 nos últimos sete dias por milhão de habitantes e o segundo com menos casos, segundo o ‘site’ estatístico Our World in Data.
O presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que "não há nenhum desnorte" do executivo regional no combate à pandemia e que o evoluir epidemiológico está a ser acompanhado com "rigor científico".
Um total de 611 trabalhadores da saúde e doentes em países afetados por conflitos foram atacados entre fevereiro e julho de 2020, mais 50% do que a média, alertou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje ter começado a avaliar a administração da vacina da Pfizer/BioNTech anticovid-19 para jovens dos 12 aos 15 anos, após um pedido de alargamento do fármaco a esta faixa etária.
A Cimeira Social do Porto será a oportunidade para "fazer a diferença" na promoção dos direitos económicos, sociais e culturais de todos, sublinhou hoje o comissário europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, Nicholas Schmit.
Representantes de instituições públicas, associações e confederações da área da saúde defenderam hoje, a propósito da "Declaração do Porto", a necessidade dos setores público, privado e social se unirem em prol de sistemas mais inclusivos e focados nos cidadãos.
Um estudo da Universidade do Minho concluiu que os professores consideram que o ensino à distância agravou as desigualdades entre alunos face às suas aprendizagens, tendo sido mais penalizante para aqueles que beneficiavam de medidas de inclusão educativas.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, manifestou hoje a expectativa de que a Europa possa reduzir em metade o impacto das mortes precoces por cancro até ao final desta década.
A comissão de controlo de infeção e de resistências aos antimicrobianos (CCIRA) do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai atribuir na quinta-feira três “medalhas de ouro” aos melhores serviços no cumprimento da higiene das mãos, disseram hoje os responsáveis.
O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDCongo) declarou hoje o fim do 12.º surto de Ébola na história do país, que causou seis mortos, num total de 12 casos, na província oriental do Kivu Norte.
Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas oito casos de covid-19, tendo sido registadas 28 recuperações e continuando internados 15 pacientes, anunciou hoje a Autoridade de Saúde.
A Madeira recebeu hoje mais 23.400 vacinas da farmacêutica Pfizer, o que permite dar continuidade à campanha de vacinação regional, informou hoje o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).
A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 3.203.937 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia em dezembro de 2019, de acordo com um balanço elaborado pela France-Presse com base em dados oficiais.
A farmacêutica Moderna vai disponibilizar 500 milhões de doses da sua vacina anti-covid-19 ao mecanismo Covax, que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia já recebeu Planos nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR) de 13 países para acederem às verbas da recuperação, oito dos quais no dia em que terminou o prazo indicativo, faltando 14 dos 27 Estados-membros fazerem-no.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje esperar que a Conferência sobre o Futuro da Europa ajude a “ultrapassar as divisões” entre os Estados-membros, admitindo que nem todos partilham a mesma visão sobre o futuro da UE.