A Comissão Europeia explicou hoje que a decisão de reconhecer na União Europeia (UE) a vacinação com fármaco da AstraZeneca produzido na Índia cabe aos Estados-membros, dado que esta versão da vacina não foi aprovada pelo regulador europeu.
Mais de 15 milhões de consultas foram realizadas nos cuidados de saúde primários nos primeiros cinco meses do ano, mais 25,4% face ao mesmo período de 2020, um aumento também verificado nos hospitais, segundo dados hoje divulgados.
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.957.862 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência de notícias francesa AFP.
Testes PCR ou antigénio devem ser realizados nas escolas, para evitar novo recurso à educação à distância em caso de ressurgimento de novos casos de covid-19, recomendou hoje a Organização Mundial de Saúde Europa.
A vacina de dose única da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19 mostra resultados positivos na África do Sul contra as variantes Delta e Beta e a imunidade dura pelo menos oito meses, disseram hoje cientistas sul-africanos.
O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, defendeu hoje em Madrid a importância da cooperação internacional (multilateralismo) na luta contra os atuais “dramáticos desafios”, entre os quais a pandemia de covid-19.
Um estudo liderado por uma investigadora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra demonstrou que plantações de eucalipto “podem não consumir mais quantidade de água” do que povoamentos adultos de pinheiro bravo.
Empresários do setor da hotelaria no Algarve pediram hoje o avanço da vacinação e testagem em massa na região, assim como uma discriminação positiva para os portadores de certificado digital, reivindicações que vão entregar ao Governo.
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, classificou hoje os líderes europeus que criticaram a polémica lei húngara sobre homossexualidade como “esclavagistas”, acusando-os de terem uma atitude de “Übermensch” (“super-homem” em alemão).
Os sindicatos afetos à Federação Nacional dos Médicos (FNAM) admitem recorrer à justiça para que as instituições de saúde cumpram as medidas de compensação no âmbito do combate à pandemia, algumas ainda por aplicar e outras aplicadas “de forma discricionária”.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) recomenda a administração de duas doses de vacina contra a covid-19 a pessoas de risco, mesmo que tenham estado anteriormente infetadas com o coronavírus SARS-CoV-2.
Cerca de cinco milhões de britânicos imunizados com doses da vacina AstraZeneca fabricadas na Índia poderão ser impedidos de entrar na União Europeia (UE) porque essas doses não foram aprovadas pelos reguladores europeus, noticiou hoje o jornal Daily Telegraph.
A Johnson e Johnson anunciou hoje que a sua vacina de dose única contra covid-19 é eficaz contra a variante Delta, detetada na Índia e particularmente contagiosa, com uma resposta imunológica que pode durar pelo menos oito meses.
Vinte e seis das 57 albufeiras monitorizadas tinham, no final de junho, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto quatro apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Um grupo de cidadãos apresentou uma proposta para que em outubro se realize uma jornada nacional de homenagem às vítimas da pandemia de covid-19 com iniciativas em todo o país.
Os distritos de Portalegre, Évora e Beja apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está proibida entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de segunda-feira, aplicando-se ainda recolher obrigatório, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00, em 45 concelhos de Portugal continental.
Várias organizações não-governamentais (ONG) denunciaram, na quinta-feira, violações de direitos humanos no Brasil durante a pandemia de covid-19, numa audiência com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
Investigadores defenderam hoje mudanças na matriz de risco para permitir decisões mais rápidas no combate à pandemia de covid-19, considerando que está “obsoleta” e é “enganadora” porque os indicadores utilizados são "muito lentos".
As deslocações para trabalhar ou por razões familiares imperativas estão entre as exceções à proibição de circular entre as 23:00 e as 05:00, em vigor a partir de sexta-feira em 45 concelhos de Portugal continental.
A resolução do Conselho de Ministros que altera as medidas aplicáveis a vários municípios no âmbito da situação de calamidade decretada devido à pandemia de covid-19 foi hoje publicada em Diário da República, entrando em vigor sexta-feira.
Portugal é o país da União Europeia com mais doses diárias da vacina contra a covid-19 por cem habitantes administradas, em média, nos últimos sete dias, indica hoje o ‘site’ estatístico Our World in Data.
O investigador e matemático Jorge Buescu considerou hoje que ter-se “condenado publicamente” a aplicação Stayaway Covid foi um erro que neste momento está a “custar caro”.
A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou hoje que uma em quatro pessoas no mundo continua sem acesso a água potável e que metade da população mundial não tem casas de banho com sistemas de saneamento adequados.