Julho foi o mês com mais testes à covid-19 realizados desde o início da pandemia, mais de dois milhões, num total de cerca de 16 milhões já realizados em Portugal, indicam dados do Instituto Ricardo Jorge divulgados hoje.
Dezenas de pessoas avaliaram hoje a sua saúde num hospital de campanha montado pelo Sindicato dos Enfermeiros na baixa de Lisboa, que pretendeu alertar a população para a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar uma nova fase de ensaios clínicos de medicamentos contra a covid-19, testando três medicamentos em pacientes hospitalizados, estando a recrutar participantes também em Portugal.
O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas entre 12 e 15 anos de idade vai estar disponível entre quinta-feira e sábado e a vacinação destes jovens arranca no fim de semana de 21 e 22 de agosto.
O Centro Luso-Venezolano (CLV) de Santa Maria da Feira formou uma equipa de basebol para ajudar à integração sociocultural de imigrantes da Venezuela e para preservar essa tradição desportiva latino-americana entre emigrantes portugueses regressados, revelou hoje a instituição.
Técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recolheram amostras de água para análise, no rio Ocreza, junto à Foz do Cobrão, após alerta da Quercus para a presença de “manchas azuladas”, que podem indicar a presença de cianobactérias.
O vice-almirante Gouveia e Melo disse hoje que o processo de vacinação dos jovens a partir dos 12 anos deverá começar no fim de semana de 21 e 22 de agosto, adiantando esperar que seja concluída durante setembro.
A taxa de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias baixou novamente no continente e a nível nacional, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a aumentar passando de 0,93 para 0,94.
Portugal regista hoje 12 mortes atribuídas à covid-19, 2.948 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova redução nos internamentos em enfermaria e nos cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
O número de consultas médicas realizadas no primeiro semestre nos centros de saúde e nos hospitais aumentou em comparação a 2020, segundo dados hoje divulgados, registando-se também um reforço relativamente a 2019, antes da pandemia.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 48 novos casos de covid-19, 58 recuperações e treze internamentos, totalizando 533 pessoas infetadas, anunciou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
O atendimento por videochamada foi alargado a mais serviços, passando agora a ser também possível marcar consultas no centro de saúde, revalidar a carta de condução ou pedir o registo criminal através dessa modalidade, anunciou hoje o Governo.
A proporção da população empregada em teletrabalho no segundo trimestre deste ano foi de 14,9%, uma redução de 7,6 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre homólogo de 2020, adiantou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 4.314.196 mortos em todo o mundo desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou a doença na China em finais de 2019, segundo o balanço de hoje da AFP.
Os discursos políticos que precederam a evolução na posição da DGS sobre a vacinação das crianças criaram “um desacerto” entre a comunidade política e científica, que deveria ser evitado para não gerar confusão, indicam analistas.
Um grupo de investigadores de vários países, incluindo Portugal, realizou um estudo que demonstra como as hormonas podem aliviar as dificuldades de movimento após uma lesão cerebral traumática ou AVC.
Um grupo de 21 crianças e jovens estrangeiros chegaram a Portugal sem a família, na terça-feira, vindos de campos de refugiados da Grécia, anunciou hoje o Governo, lembrando que o país recebeu até ao momento 121 crianças.
A grande maioria dos contributos recebidos em sede de consulta pública do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 foi “favorável” ao documento, quase todos fazendo-se acompanhar de propostas de melhoria do seu conteúdo.
Cinquenta municípios do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, numa atura em que as temperaturas continuarão a subir em Portugal continental até ao fim de semana, quando devem ultrapassar os 40 graus.
O primeiro-ministro, António Costa, apelou hoje a que os portugueses tenham “cuidados acrescidos” na prevenção de incêndios, numa altura em que a meteorologia indica “que os próximos dias serão dias de riscos acrescidos”.
Portugal continental apresenta hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), à semelhança dos dias anteriores, tal como a ilha açoriana da Terceira e as duas ilhas do arquipélago da Madeira.
O ministro da Educação remeteu hoje para as autoridades de Saúde as “respostas” sobre uma eventual realização de testes ou a administração de nova dose da vacina contra a covid-19 a docentes e funcionários das escolas.
O ministro da Educação considerou hoje “muito positiva” a recomendação da DGS para a vacinação universal das crianças entre 12 e 15 anos contra a covid-19 e espera que seja operacionalizada “o mais rapidamente possível”.
A 'task force' para a vacinação contra a covid-19 está a "planear" o processo de administração de vacinas a jovens entre os 12 e os 15 anos, para que as famílias possam organizar-se, disse hoje à Lusa fonte do organismo.