O microbiologista João Paulo Gomes defende que “é normal” aumentar a fasquia para se atingir a imunidade de grupo com a variante delta, porque é mais transmissível e, logo, é mais difícil baixar a incidência comunitária.
A ministra da Saúde avançou hoje que o regime de comparticipação dos testes de diagnóstico de antigénios rápidos à covid-19 possa ser aprovado esta semana para apoiar as pessoas na sua realização e para controlo da pandemia.
A Comissão Europeia exortou os Estados-membros da União Europeia (UE) a isentarem vacinados e recuperados da covid-19 das restrições às viagens, dada a entrada em funcionamento do certificado verde na quinta-feira, pedindo porém vigilância à variante Delta.
A Autoridade de Saúde dos Açores registou nas últimas 24 horas 22 casos de covid-19, todos em São Miguel, a par de 40 recuperações, havendo duas pessoas internadas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
A variante delta é 60% mais transmissível, tem o dobro das probabilidades de levar uma pessoa ao hospital, mas as vacinas mostraram-se eficazes a prevenir doença grave, revelou o microbiologista João Paulo Gomes, citando dados das autoridades britânicas.
O microbiologista João Paulo Gomes considera que, dentro de duas a três semanas, a variante delta será predominante em Portugal continental e diz que a ‘delta plus’, por enquanto, não é preocupante pois tem pequena expressão e está “relativamente controlada”.
Um consórcio português desenvolveu um equipamento de proteção individual inovador, especialmente pensado para a prestação de cuidados médicos em ambientes em que existe um risco acrescido de contaminação biológica, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
Mais de três mil milhões de doses de vacinas foram administradas em todo o mundo, de acordo com uma contagem realizada hoje pela agência France-Presse (AFP) a partir de fontes oficiais, às 10:00.
A deputada social-democrata na Madeira Rubina Leal defendeu hoje aquela “é a região do país com a melhor taxa de vacinação”, exemplificando com os idosos entre os 70 e 85 anos, que já foram todos vacinados.
A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis ultrapassou em 2020, pela primeira vez, a de combustíveis fósseis na União Europeia (UE), segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Eurostat.
A frequência da variante Delta do novo coronavírus aumentou de forma galopante num mês, passando de 4% em maio para 55,6% em junho, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O médico intensivista José Artur Paiva admitiu hoje que, com a variante delta, a imunidade de grupo só se deverá atingir perto dos 85% e disse que a redução da idade dos doentes internados prova a efetividade das vacinas.
O médico intensivista José Artur Paiva admite que, pela segunda vez, Portugal foi lento na resposta ao aparecimento de uma nova variante do vírus SARS-Cov2 e defende estudos de sequenciação numa quantidade mais significativa de amostras.
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A variante Delta e outras novas variantes da covid-19 ameaçam sobrecarregar os sistemas de saúde africanos tal como aconteceu na Índia em abril, alerta um estudo do Instituto Tony Blair (TBI) publicado hoje.
Resultados de ensaios clínicos de fase inicial e intermédia com crianças e adolescentes, na China, sugerem que a vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19 é segura e desencadeia uma forte resposta de anticorpos, foi hoje divulgado.
Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram uma máscara que pode diagnosticar o vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, em cerca de 90 minutos.
Os EUA lideram o 'ranking' da Bloomberg de 53 melhores países para estar durante a pandemia de covid-19, no qual Portugal ocupa o 29.º lugar, revelou hoje a agência financeira.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que a vacina contra a covid-19 possa no futuro vir a fazer parte do Programa Nacional de Vacinação.
As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram três novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais sete recuperados nas últimas 24 horas, existindo 57 situações ativas, informou hoje o Governo Regional.
As medidas de combate à pandemia de covid-19 durante o primeiro trimestre fizeram o défice aumentar em cerca de 3,2% do PIB, já que ficaria nos 2,6% sem os efeitos da pandemia, segundo a UTAO.
A Ordem dos Médicos identificou uma carência de cerca de 200 médicos nos Açores, uma necessidade reconhecida pelo secretário regional da Saúde, que disse hoje estar já a fazer esforços para fixar profissionais na região.
Portugal reiterou hoje o seu compromisso de doar 10 milhões de euros e um milhão de vacinas para ajudar a combater a pandemia de covid-19 nos países mais vulneráveis, num espírito de multilateralismo e solidariedade global.
As pessoas com 33 ou mais anos podem, a partir de hoje, agendar a toma da vacina contra a covid-19 na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.