A deputada não inscrita Cristina Rodrigues entregou um projeto de lei na Assembleia da República que visa criminalizar a violência obstétrica, prevendo até um ano de prisão para quem sujeitar uma parturiente a violência física ou psicológica.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A China está a considerar reforçar a vacinação da sua população, principalmente inoculada com antígenos de vírus inativados fabricados localmente, com uma dose adicional da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, informou hoje a imprensa local.
A Comissão Europeia iniciou hoje um processo de infração a Portugal por incumprimento de regras sobre o controlo da presença de substâncias radioativas na água potável engarrafada, tendo Lisboa dois meses para responder.
O setor do alojamento turístico manteve o crescimento em maio, com um milhão de hóspedes e 2,1 milhões de dormidas, o que compara com 126.600 hóspedes e 261.600 dormidas no mesmo mês do ano passado, divulgou hoje o INE.
A modalidade “casa aberta” para a vacinação foi suspensa devido à redução da disponibilidade de vacinas, na sequência da interrupção de um lote da marca Janssen, anunciou hoje a Task Force.
Liliana e Fernanda sofrem de ‘borderline’, uma perturbação da personalidade que as leva a travar uma luta diária para conseguir controlar os impulsos de raiva, de ansiedade, que se traduzem em comportamentos autolesivos e suicidas, para aliviar o sofrimento.
O psiquiatra João Carlos Melo defende que a psiquiatria “tem o dever” de arranjar formas de tratar todas os doentes com perturbação de personalidade ‘borderline’ porque há tratamento para a doença e as pessoas podem melhorar.
Uma em cada 10 pessoas que sofre de perturbação da personalidade ‘borderline’ suicida-se ainda jovem, uma doença que constitui um grave problema de saúde pública, mas que é incompreendida, mal diagnosticada e maltratada, alerta o psiquiatra João Carlos Melo.
A França anunciou hoje que todas as pessoas não vacinadas contra a covid-19 chegadas de Portugal ou Espanha que queiram entrar no país terão de apresentar um teste com menos de 24 horas, em vez das 48 horas atuais.
Portugal registou mais de 58 mil novos casos de infeção no último mês, período em que os internamentos em cuidados intensivos aumentaram 122%, mas com o número de mortes a ter um crescimento de apenas de 0,8%.
O Ministério da Saúde garantiu que os indicadores propostos hoje pela Ordem dos Médicos para a matriz de risco já são considerados nas decisões sobre pandemia e remeteu eventuais alterações para depois da próxima reunião do Infarmed.
A vacinação contra a covid-19 na área do desporto na Madeira começou a ser efetuada aos atletas profissionais e vai abranger participantes nas competições regionais, disse hoje o secretário regional da Educação e Desporto.
A Associação de Escolas de Saúde Pública da Europa considerou que a Europa está “numa encruzilhada”, alertando que acelerar demasiado o abandono de medidas preventivas pode pôr em causa o controlo de pandemia e parte dos esforços de vacinação.
O bastonário da Ordem dos Médicos considera “fundamental” que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tome uma decisão quanto à vacinação de crianças e jovens.
O virologista Pedro Simas considerou “uma boa iniciativa” a matriz de risco hoje apresentada por especialistas, alegando que a vacinação fez com que o risco da pandemia esteja agora nos serviços de saúde e menos no número de infeções.
As pessoas com 40 ou mais anos e sem marcação para a vacina contra a covid-19 já podem dirigir-se ao centro de vacinação associado ao respetivo centro de saúde para receberem a primeira dose, anunciou hoje a ‘task force’.
O Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC) acredita que a variante Delta do vírus SARS-CoV-2 constitua cerca de 90% dos casos de infeção na União Europeia (UE) no final de agosto e apela à vacinação completa.
Portugal regista hoje mais 4.153 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, o número diário mais alto desde fevereiro, e nove mortes atribuídas à covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A presença de mulheres nas notícias sobre a covid-19 é superior à que têm noutros temas, mas tal não se traduz em mais voz, sendo a qualidade do conteúdo “pior”, avalia um estudo divulgado hoje.
A taxa de incidência de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes no continente subiu hoje para 346,5, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a baixar ligeiramente para 1,15 no continente.
A Ordem dos Farmacêuticos está a criar uma bolsa de voluntários com estudantes desta área para apoiar as farmácias que estão sobrecarregadas devido à crescente procura dos utentes para realizarem testes à covid-19.
Uma equipa de especialistas apresentou hoje um novo indicador, que acrescenta uma avaliação da gravidade, para determinar o estado da pandemia de covid-19 e esperando agora que este seja adotado pelas entidades competentes como futura matriz.
O programa Apoiar vai ser alargado às empresas que continuam encerradas desde o início da pandemia de covid-19, como é o caso dos espaços de animação noturna, disse hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.