O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) ocupou até ao momento 19 vagas para médicos das 36 atribuídas em julho pelo Ministério da Saúde, revela uma informação pedida pela agência Lusa.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, distrito de Setúbal, reabre hoje, a partir das 20:00, o atendimento noturno da urgência pediátrica, encerrado durante quase dois anos, anunciou a entidade hospitalar.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, cinco novos casos de covid-19, quatro na ilha de São Miguel e um na Terceira, totalizando 111 infeções por SARS-CoV-2 ativas, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.627.854 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o risco de cheias e inundações na Grande Lisboa e Setúbal, assim como no Algarve, face às previsões de chuva forte e persistente a partir de segunda-feira.
A ‘task-force’ que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal adiantou hoje que não se justifica a reabertura do centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, face ao “baixo ritmo” de inoculações.
Apenas 1% das escolas cumpria as orientações que limitavam a venda de alimentos prejudiciais à saúde nos bares e máquinas automáticas e que, no próximo ano letivo, passam a estar legalmente proibidos, revelou o ministro da Educação.
O uso de máscara no exterior deixa hoje de ser obrigatório, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda o seu uso em algumas situações, como aglomerações, quando não é possível manter a distância física e por pessoas vulneráveis.
O Sindicato Independente dos Médicos considera que as equipas da Urgência do Hospital de Leiria “estão longe de cumprir os critérios de segurança clínica exigidos pela Ordem”, alertando para o “risco clínico” devido ao “insuficiente suprimento de recursos humanos”.
Portugal regista uma média diária de 1.350 infeções pelo vírus SARS-CoV-2 a cinco dias, uma redução de cerca de 128% em relação à média de 3.079 casos verificada no final de julho, indicam os dados hoje divulgados.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.323 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e sete mortes atribuídas à covid-19, com nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apresentou hoje uma análise em profundidade da situação no mundo, com a conclusão de que o multilateralismo e cooperação global estão “a falhar nos mais básicos dos testes”.
A taxa de incidência nacional de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias em Portugal baixou para 240 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade desceu para 0,87 em todo o território.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) defendeu hoje que devem ser disponibilizados testes e material de proteção individual contra a covid-19 nas instituições de ensino, que se preparam para retomar as aulas presenciais.
Os Açores registaram hoje 11 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e seis recuperações, elevando para 118 o número de casos ativos, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
O Infarmed suspendeu a comercialização de 34 lotes dos medicamentos para o tratamento da hipertensão Losartan e Losartan/Hidroclorotiazida devido à deteção de uma impureza acima do limite aceitável na substância ativa utilizada no seu fabrico.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.602.565 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Os portugueses são os europeus que mais consideram que os benefícios da vacina contra a covid-19 superam os riscos (87%) e que mais defendem o “dever cívico” da vacinação (86%), segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.
Os jovens homossexuais ou bissexuais têm uma probabilidade três vezes maior de cometer suicídio nalguma altura da sua vida, uma possibilidade que aumenta quando a família não aceita a sua orientação sexual, segundo dados hoje divulgados.
A utilização de máscara respiratória é obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
O presidente do Governo da Madeira considerou hoje “incompreensível” a eventual alteração da legislação nacional sobre obrigatoriedade do uso da máscara para prevenir a covid-19, anunciando uma recomendação regional para que a medida se mantenha no arquipélago.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que o uso de máscaras no exterior passa a ser facultativo, com exceções de situações que reúnam aglomerados de pessoas em que passa a ser recomendada.
A ilha de São Miguel, nos Açores, desceu hoje de baixo para muito baixo risco de transmissão do novo coronavírus que provoca a covid-19, colocando todas as ilhas do arquipélago nesse patamar.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto concluiu que, durante a primeira vaga da pandemia, a taxa de letalidade da covid-19 foi maior nos residentes de lares de idosos a Norte do que na população em geral.