O grupo parlamentar bloquista vai apresentar esta semana um diploma para a ampliação do Hospital Garcia de Orta, em Almada, sustentando a decisão com a necessidade de investimento nesta unidade de saúde que serve o dobro da capacidade prevista.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.093.263 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Irlanda começa hoje a aceitar o certificado digital covid-19 da União Europeia (UE) para viagens internacionais e elimina também a quarentena para quem vem de alguns outros países apresentando teste negativo ou que tenha vacinação completa.
A consultora Capital Economics considerou hoje que a rápida propagação da variante Delta do novo coronavírus é mais ameaçadora nas economias emergentes porque o ritmo de imunização é mais lento, nomeadamente em África e na Ásia.
O Governo de Unidade Nacional de Myanmar (antiga Birmânia), que se opõe à junta militar, pediu às Nações Unidas assistência humanitária urgente para enfrentar uma nova vaga de covid-19 que estará "fora de controlo".
O Centro Hospitalar Gaia/Espinho duplica, a partir de hoje, a sua capacidade de resposta em ressonâncias magnéticas (RM), com a entrada em funcionamento de um novo equipamento que vai permitir poupar 675 mil euros através da internalização de exames.
O coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, manifestou hoje a sua abertura para continuar a liderar o processo caso seja necessária a administração de uma terceira dose das vacinas.
Todas as regiões do país registam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 superior ao limiar de 1, mas com uma desaceleração do aumento de novos casos de infeção nos últimos dias.
A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu as medidas de combate à pandemia de covid-19 e reiterou que as restrições em vigor estão “adaptadas à atual situação”, face às críticas de duas dezenas de especialistas numa carta aberta.
Um grupo de cientistas internacionais urgiram o governo britânico a reverter a decisão de suspender a maioria das últimas restrições à pandemia de covid-19 em Inglaterra na segunda-feira, alertando para os riscos no Reino Unido e noutros países.
A ministra da Saúde afirmou hoje que Lisboa poderá estar no pico da pandemia de covid-19, mas disse serem precisos os dados dos próximos dias para se ter a certeza de que passou “a fase pior”.
Um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra defende que uma recuperação económica dos efeitos da pandemia assente no imobiliário e no turismo representa a “manutenção e consolidação de debilidades que se tornaram estruturais”.
O médico infecciologista Jorge Atouguia defendeu hoje que “a igualdade das vacinações contra a covid-19 nos diferentes países devia ser assumida pela OMS, que teria de as testar e validar” de modo a permitir “um passaporte universal”.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje não são necessários mais centros de vacinação, mas sim mais vacinas, descartando a hipótese de as farmácias participarem no processo, além de ser sempre necessária a presença de um médico.
A China garantiu hoje que disponibilizará 3.000 milhões de dólares (2.540 milhões de euros) durante os próximos três anos para o combate à covid-19 e para programas de recuperação económica nos países em desenvolvimento.
A Federação dos Bombeiros Voluntários do Distrito do Porto acusou hoje o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa de dever mais de 560 mil euros, admitindo cancelar o transporte de doentes não urgentes para aquela unidade de saúde.
Portugal regista hoje mais 3.547 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 e sete mortes atribuídas à covid-19 segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal tem hoje 175 concelhos com uma incidência superior a 120 casos de infeção pelo vírus SARS-COV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 45 do que na última sexta-feira.
O presidente do Governo da Madeira disse hoje que o aumento de casos de covid-19 na região era “ expectável” devido à entrada de milhares de turistas, mas defendeu não haver necessidade de alterar as medidas em vigor.
A taxa de incidência de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes no continente subiu hoje para 366,7, mas o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a baixar ligeiramente, para 1,13 no continente.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação apelou hoje à população para dar sangue antes de ir férias, salientando a importância deste gesto ser realizado ao longo do ano porque são necessárias diariamente 1.000 unidades de sangue.
O número de casos de covid-19 deve aumentar fortemente nas próximas semanas na União Europeia (UE) devido à variante Delta e ao alívio generalizado de medidas de restrição, anunciou hoje o Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC).
A modalidade 'casa aberta' para utentes com idade igual ou superior a 40 anos é retomada a partir das 15:00 de hoje, anunciou a Task Force do plano de vacinação contra a covid-19.