As aulas no ensino superior estarão suspensas na primeira semana de janeiro, mas alunos e professores vão poder continuar a deslocar-se às instituições para realizar exames presenciais, segundo uma recomendação do Ministério do Ensino Superior.
A ministra da Saúde, Marta Temido, considerou hoje que as novas medidas de combate à pandemia da covid-19 anunciadas na quinta-feira pelo Governo são proporcionais à fase que o país atravessa.
O Governo aprovou o decreto-lei que estabelece as condições necessárias à concretização dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) para a Rede Nacional de Cuidados Integrados e a Rede Nacional de Cuidados Paliativos.
A Associação de Solidariedade Social São Pedro, em Valpaços, abriu a primeira residência de apoio moderado na área da saúde mental da região Norte, com 16 camas inseridas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
O aperto do controlo aos passageiros que entram em Portugal de avião vai abranger as fronteiras terrestres, marítimos e fluviais, com a obrigatoriedade de apresentar teste negativo à covid-19, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
O Governo português entrega hoje a Angola um novo lote de 200 mil doses de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19, perfazendo o total de 920.000 vacinas disponibilizadas ao país africano desde julho passado.
A Comissão Europeia vai propor a suspensão de voos da África Austral com destino à União Europeia devido ao aparecimento de uma nova variante do SARS-CoV-2, causador da covid-19, anunciou hoje a presidente da instituição.
O Governo aprovou na quinta-feira a interrupção das atividades letivas presenciais nas instituições de ensino superior, entre 02 e 09 de janeiro, sem prejudicar as avaliações, assegurando também escolas de acolhimento para os filhos dos trabalhadores considerados de primeira linha.
Os médicos do Instituto de Medicina Legal de Lisboa reclamam a contratação de sete médicos assistentes e ameaçam fazer greve, divulgou hoje o Sindicato Independente dos Médicos que acusa o Ministério das Finanças de deixar os processos "na gaveta".
A nova presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Ana Jorge, disse hoje ao tomar posse no cargo que quer dar um “relevo especial” à área da saúde mental durante o seu mandato.
A Segurança Social registou um excedente de 859,5 milhões de euros até outubro, valor que compara com o saldo de 301,1 milhões de euros verificado nos primeiros 10 meses de 2020, segundo a Síntese da Execução Orçamental hoje divulgada.
O Presidente da República considerou hoje que as medidas decretadas pelo Governo para mitigar a propagação da pandemia são “muito equilibradas” e possibilitam que haja restrições adicionais em janeiro, se necessário, apesar de serem “indesejáveis”.
O Governo decretou hoje situação de calamidade a partir de 01 de dezembro por causa da pandemia de covid-19, após dois meses em situação de alerta quando se verificou uma diminuição do número de infeções.
O presidente do CDS-PP defendeu hoje que os portugueses são responsáveis e considerou que as novas medidas no âmbito da pandemia de covid-19 constituem uma “campanha de medo” que está "a matar" a economia.
O apoio à família será reativado na semana de janeiro sem aulas, como já aconteceu no passado, no âmbito das medidas contra a covid-19 hoje anunciadas, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O projeto-lei do PS, que deu hoje entrada na Assembleia da República, prevê que o Governo possa, se aumentarem as infeções por covid-19, aprovar o uso de máscaras na rua em Conselho de Ministros.
A vacinação contra a covid-19 evitou em menos de um ano a morte de quase meio milhão de pessoas com 60 ou mais anos em 32 países europeus, incluindo Portugal, estima um estudo hoje divulgado.
A pandemia de covid-19 custou 6.247,9 milhões de euros (ME) ao Estado até outubro, devido a mais 5.275,8 ME de despesa e a menos 972,1 ME de receita, foi hoje divulgado.
A Madeira registou hoje 56 novos casos de covid-19 e 44 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 619, com 57 doentes hospitalizados.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje essencial evitar um “terrível janeiro” próximo como foi o deste ano, apelando ao cumprimento das regras para controlar a pandemia para que a vida continue com “segurança, tranquilidade e liberdade”.
O Governo anunciou hoje novas medidas para responder ao agravamento da pandemia de coid-19 em Portugal, com o regresso da obrigatoriedade do uso de máscara, o reforço da testagem e uma semana de contenção em janeiro.
A ministra da Saúde, Marta Temido, negou hoje que tivesse dito que era preciso recrutar profissionais de saúde mais resilientes e pediu desculpa caso tenha provocado um mal-entendido.
O Governo da Madeira “não recua um milímetro” nas novas medidas de controlo da covid-19, nomeadamente a obrigatoriedade de apresentar comprovativo de vacinação e teste antigénio negativo para acesso aos recintos públicos e privados, afirmou hoje o presidente do executivo.
Dezenas de pessoas participaram hoje numa manifestação, no Funchal, contra as novas medidas de controlo da covid-19 na Madeira, nomeadamente a obrigatoriedade de apresentar comprovativo de vacinação e teste antigénio negativo para acesso aos recintos públicos e privados.