Portugal regista 69 casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, com os últimos dados a revelarem uma "tendência fortemente indicadora da existência de circulação comunitária”, avançou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Portugal regista hoje mais 14 mortes associadas à covid-19, mais 3.591 infeções com o coronavírus que provoca a doença e uma diminuição nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Pfizer confirmou hoje que o seu comprimido contra a covid-19 reduz em cerca de 90% as hospitalizações e mortes em pessoas de risco quando tomado nos primeiros dias em que surgem os sintomas.
O coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados considerou hoje que a verba atribuída aos refugiados afegãos “fica aquém do necessário”, alertando que é preciso acautelar o médio e longo prazo, sobretudo ao nível da habitação e emprego.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobriu como é que uma bactéria responsável por doenças como a febre da carraça consegue escapar ao sistema imunitário humano.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 25 novos casos positivos de covid-19, sendo 24 em São Miguel e um na Terceira, detetados em 839 testes realizados, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O Hospital da Cruz Vermelha lembrou hoje que denunciou o Acordo de Empresa em 2016, sem que até agora tenha conseguido chegar a acordo com os trabalhadores, mas diz que a caducidade deste documento não implica perda de direitos.
Uma responsável do Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, criado há 20 anos e que salvou 44 milhões de vidas, recordou hoje que quando este surgiu os ativistas não se conformavam com a desigualdade nos tratamentos.
A Plataforma Saúde em Diálogo alertou hoje para a falta de informação relacionada com a vacinação gratuita contra a gripe nas farmácias, que está a dificultar o processo.
Cinquenta vagas para formação médica especializada ficaram por preencher no concurso para o Internato Médico que terminou no início do mês, em especialidades como saúde pública, medicina interna, medicina geral e familiar, estomatologia, patologia clinica e imuno-hemoterapia.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do hospital de Évora, criada há precisamente um ano, prestou assistência a 177 doentes neste período, “mais 97%” do que o previsto, revelou hoje a unidade hospitalar.
O Município da Marinha Grande anunciou que vai garantir a presença de mais uma equipa de intervenção permanente (EIP) nos dois corpos de bombeiros do concelho, reforçando a capacidade de resposta em situação de socorro.
A Federão Nacional dos Médicos (FNAM) revelou hoje que houve dezenas de vagas de formação específica do internato médico que não foram ocupadas, com “acentuadas assimetrias regionais”, e considerou a situação “extremamente preocupante”.
A paralisação dos trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa teve uma adesão de 85% dos enfermeiros, segundo o sindicato, que denunciou que houve trabalhadores mobilizados já depois de publicado o pré-aviso de greve.
A inseminação ‘post-mortem’ e a gestação de substituição foram aprovadas este ano em Portugal, passos muito aguardados por quem dependia destas alterações à Lei da Procriação Medicamente Assistida (PMA) para poderem concretizar a possibilidade de serem pais.
O ano de 2021 foi novamente marcado pela pandemia de covid-19, que obrigou a mais um confinamento geral, sucedendo-se uma abertura a “conta-gotas” até um regresso quase à normalidade após a meta de 85% da população vacinada.
Três vagas de infeções, que colocaram à prova profissionais e serviços de saúde, novas variantes do coronavírus mais transmissíveis e a vacinação em massa dos portugueses marcaram a pandemia de covid-19 em 2021 em Portugal.
O elevado número de casos de covid-19 entre trabalhadores agrícolas em Odemira (Beja), sobretudo estrangeiros, fizeram este ano o país centrar atenções nos abusos laborais e nas más condições de habitabilidade destes migrantes.
O anterior coordenador da ´task force’ de vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, foi eleito personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), foi hoje anunciado.
A Madeira inicia hoje o processo de vacinação de crianças entre os 05 e os 11 anos contra a covid-19, num universo de 14.715 utentes, sendo a primeira região do país a avançar com a inoculação nesta faixa etária.
As autoridades de saúde da Madeira reportaram hoje mais uma morte associada à covid-19, 112 novos casos e 909 situações ativas, refere o boletim diário sobre a situação epidemiológica na região hoje anunciado.
O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 ficou disponível cerca das 20:00 de hoje, permitindo marcações de menores de 10 e 11 anos para o próximo fim de semana.
O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos continuava indisponível às 19:30, apesar de o Governo ter anunciado que seria aberto hoje.
Os Açores vão promover um estudo que visa apurar a real dimensão da diabetes na região, na sequência de um repto lançado ao executivo açoriano, aceite pelo seu presidente, José Manuel Bolieiro.