SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Marinha Grande cria área dedicada à pandemia

LUSA
31-03-2020 12:15h

O Município da Marinha Grande prevê ter em funcionamento, ainda esta semana, no centro de saúde, a primeira área dedicada à covid-19, anunciou a presidente da Câmara.

Cidália Ferreira esclareceu que foi instalada uma tenda no centro de saúde da Marinha Grande com o apoio do exército através do Regimento de Artilharia 4.

A comunicação da presidente da Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, na página de Facebook do Município, surge num esclarecimento sobre o alegado encerramento da extensão de saúde da Vieira de Leiria.

Segundo explicou, ao ser "surpreendida com uma informação que circulou nas redes sociais" sobre o eventual fecho daquela extensão de saúde, contactou os responsáveis da Administração Regional de Saúde do Centro e do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, dando-lhes conta da sua "preocupação" e da "necessidade de se manter em funcionamento aquela extensão de saúde, que presta um serviço essencial de proximidade em particular àqueles que hoje são os mais vulneráveis à pandemia do contágio pela covid-19 (idosos, grávidas, doentes crónicos, etc.)".

Cidália Ferreira revelou que teve a confirmação de que a extensão de saúde de Vieira de Leiria "manter-se-á em funcionamento, apesar da necessidade que há de se reforçar as equipas que estão de serviço no Centro de Saúde da Marinha Grande para dar resposta à covid-19".

O Município anunciou ainda que criou a Bolsa 'MG Voluntários', que pretende prestar auxílio ao projeto linha ‘MG Solidária', que visa apoiar cidadãos com doenças crónicas (devidamente atestadas) e cidadãos em isolamento, sem apoio familiar direto, provocado pela pandemia do novo coronavírus, que não possam deslocar-se à rua e que vivam em situação económica desfavorecida.

Este apoio prestado pelo Município pretende abranger a satisfação de necessidades básicas, designadamente no serviço de entrega de alimentos e de medicamentos, bem como outros apoios na implementação de medidas do Município (por exemplo, apoio ao centro de isolamento e quarentena).

Os voluntários deverão ter entre 18 e 50 anos e podem inscrever-se neste projeto através da linha de apoio do Serviço Social da Câmara Municipal da Marinha Grande (244 023 738) ou preenchendo o formulário em https://bit.ly/2wEa1NV.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 750 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 36 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 148.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS