A Câmara de Aljustrel, no Alentejo, criou uma linha de apoio social para ajudar idosos mais vulneráveis e parceiros sociais, devido à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.
A linha foi criada para "reforçar o trabalho de cooperação" desenvolvido pela rede social do concelho para "fazer face" à pandemia e na sequência da decretação do estado de emergência em Portugal, explica município, do distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a autarquia, a linha pode ser ativada através do número de telemóvel 939979181 por todos os habitantes do concelho com mais de 65 anos e pelos parceiros sociais da autarquia com o objetivo de garantir várias medidas e respostas de apoio social.
Transporte de compras, medicamentos e receitas provenientes do Centro de Saúde de Aljustrel até à casa dos idosos beneficiários, apoio alimentar pontual ou regular e apoio de alimentação escolar e apoio psicológico são medidas e respostas previstas.
O cumprimento das medidas e respostas é articulado entre a autarquia e as juntas e uniões de freguesia do concelho e a linha envolve também vários parceiros sociais do município na sinalização de casos.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).
No Alentejo, segundo a DGS, há 45 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.