O Estádio Municipal de Leiria passa a ser utilizado a partir de terça-feira para rastreio à infeção pelo novo coronavírus aos utentes referenciados como casos suspeitos e que sejam encaminhados para realização de testes, informou hoje a Câmara.
A Área Dedicada covid-19 situa-se na pista do estádio (entrada porta 2) e funciona entre as 08:00 e as 20:00, numa tenda de campanha.
O espaço permite fazer o rastreio a casos suspeitos de covid-19, a pessoas que tenham sido encaminhadas pelos centros e extensões de saúde.
"Não se dirija ao estádio por iniciativa própria", alerta uma nota do Município de Leiria, liderado por Gonçalo Lopes.
A informação adverte também que os casos suspeitos não se devem dirigir ao centro de saúde, mas antes contactarem a linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou a sua equipa de saúde familiar, que fará o encaminhamento.
A abertura da ADC resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Leiria, o Agrupamento de Centros do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria, com a colaboração do Politécnico de Leiria.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.
Dos casos de infeção, pelo menos 142.300 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).
Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.