SAÚDE QUE SE VÊ

Hospital e cadeias de Leiria partilham informação clínica para facilitar cuidados de saúde

LUSA
07-10-2019 17:57h

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o Estabelecimento Prisional de Leiria e a cadeia dos jovens do mesmo concelho vão partilhar informação clínica para facilitar cuidados de saúde aos reclusos, foi hoje anunciado.

O CHL, o Estabelecimento Prisional de Leiria e o Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens (antiga prisão-escola) assinaram um protocolo de parceria, que prevê o acesso e partilha de informação aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população reclusa, para diminuir a contração de doenças, informou o hospital.

Segundo uma nota de imprensa, a parceria estabelece que o registo da informação clínica do recluso deve ser efetuado em suporte informático, utilizando as ferramentas informáticas existentes no hospital ou acessíveis de modo remoto.

A partilha da informação irá beneficiar o tratamento ou prevenção de qualquer doença, tendo em conta o historial clínico do recluso, estando assegurada toda a confidencialidade e proteção de dados do utente.

A coordenação clínica deste acordo é assegurada pelo médico coordenador do respetivo Estabelecimento Prisional de Leiria e pela diretora clínica do CHL.

Esta parceria tem a duração de três anos e prevê-se a sua renovação por iguais períodos de tempo.

O acordo agora celebrado tem na sua génese um protocolo com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, celebrado em novembro de 2017, que regula o acesso e partilha de informação através dos sistemas informáticos do SNS, por parte dos respetivos estabelecimentos prisionais, desde o momento da admissão do recluso no sistema prisional até à sua saída, informa a mesma nota.

MAIS NOTÍCIAS