SAÚDE QUE SE VÊ

Covi-19: Mais de 20% dos trabalhadores da justiça em regime de teletrabalho

LUSA
27-03-2020 20:47h

Mais de 5.000 trabalhadores de 14 organismos da área de governação da justiça estão a trabalhar em casa, tendo o Governo divulgado hoje que acima de 20% dos recursos humanos estão em teletrabalho devido à pandemia covid-19.

Em comunicado, o Ministério da Justiça (MJ) refere que, respondendo às diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, os vários organismos do MJ mantêm os seus colaboradores em regime de teletrabalho sempre que as funções o permitem.

"De um total de cerca de 23.300 recursos humanos, os 14 organismos da área governativa da Justiça somam neste momento, em conjunto, mais de 5.000 colaboradores a trabalhar a partir de suas casas.

O valor corresponde a uma média geral de 21,8%, embora se registem oscilações nas percentagens, consoante as especificidades de cada um dos organismos e do tipo de serviços prestados", diz o MJ.

A nota acrescenta que a Justiça segue ainda uma recomendação da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que alertou para que os trabalhadores da Administração Pública optem pelo regime de teletrabalho sempre que possível.

"Tal recomendação que segue as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, está a ser aplicada desde 16 de março, fazendo parte do largo conjunto de medidas que o Governo tem, neste momento, em curso para conter a pandemia covid-19", conclui o MJ.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS