A Santa Casa da Misericórdia de Castanheira de Pera disponibiliza camas para apoio a pessoas com apneia do sono, dependentes de máquinas depressão positiva e sem eletricidade em casa, informou hoje a Câmara.
O apoio a utentes com apneia do sono será prestado no Lar de Cima – Lar São José, onde a Santa Casa da Misericórdia “dispõe de camas para garantir o descanso em segurança” a todos os munícipes que dependem de máquinas de CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Respiratórias) e que se encontram sem energia elétrica em casa.
O apoio destina-se exclusivamente a “pessoas dependentes de máquina de CPAP” e inclui cama com acesso a eletricidade (com almofada e roupa de cama); a cesso a banhos e pequeno-almoço, pode ler-se numa publicação nas redes sociais da autarquia.
Os interessados em beneficiar deste apoio devem dirigir-se ao Lar São José (Lar de Cima), entre as 18:00 e as 20:00, onde estará uma equipa para fazer o acolhimento.
Os interessados devem levar a sua máquina CPAP; documentação pessoal, lista da medicação que tomam habitualmente e bens essenciais como roupa pessoal e produtos de higiene.
Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.