O PEV propôs hoje, no parlamento, que a RTP, serviço público de televisão, emita programas a aconselhar a prática de exercício e alimentação saudável enquanto durar o estado de emergência devido à pandemia de covid-19.
No projeto para alterar a Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, de 2007, entregue pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) na Assembleia da República, justifica-se a proposta por existirem ainda muitas pessoas sem acesso à internet, onde há programas para "ajudar à prática do exercício físico”.
“Contudo, nem todos os cidadãos dispõem de internet, e, por outro lado, as próprias autoridades solicitam que o uso da internet não seja demasiado intensivo, de modo a evitar algum condicionamento ou bloqueamento dos serviços”, lê-se no texto.
Os Verdes argumentaram que um dos resultados do estado de emergência é que “confina a generalidade dos cidadãos ao espaço da sua residência”, o que muda "hábitos diários" e pode levar as pessoas a um “maior sedentarismo e uma maior tendência para a ingestão de alimentos”.
Daí que os Verdes proponham que “os cidadãos possam ser bem aconselhados e estimulados à prática de exercício físico adequado e também a promover uma alimentação saudável”, através do serviço público de televisão.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, registaram-se 43 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 02 de abril devido à pandemia.