SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro de diagnóstico de Penafiel vai funcionar no pavilhão de exposições

LUSA
24-03-2020 15:20h

A Câmara de Penafiel informou hoje estar a trabalhar com as autoridades da saúde para a abertura, nas próximas horas, no concelho, de um centro de diagnóstico de Covid-19, que ficará localizado no pavilhão de exposições e feiras.

Em comunicado, refere-se também que a autarquia está a trabalhar um plano de apoio às famílias e de resposta ao impacto que a pandemia está a ter na economia do concelho.

O plano vai apoiar famílias e empresa, sublinhando o presidente Antonino Sousa que toda a estrutura do município, incluindo vereadores e técnicos, está a trabalhar para encontrar as melhores soluções.

"Juntos somos muito mais fortes do que às vezes pensamos e juntos vamos enfrentar este desafio. Este é um momento muito importante na vida da nossa comunidade, diria mesmo crucial, onde pouco interessam as nossas divergências, sejam políticas ou pessoais", referiu o autarca, apelando à "unidade e a determinação para combater esta pandemia e preparar o futuro de todos os penafidelenses".

No comunicado, informa-se que aquele concelho do distrito do Porto concelho conta, atualmente, com 10 casos de infeção por Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.077 mortos em 63.927 casos. Segundo as autoridades italianas, 7.024 dos infetados já estão curados.

Em Portugal, há 30 mortes, mais sete do que na véspera, e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Dos infetados, 203 estão internados, 48 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS