SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: ACES Oeste Norte fecha sete extensões de saúde em Alcobaça

23-03-2020 18:52h

Sete extensões de saúde do concelho de Alcobaça foram hoje encerradas no âmbito do plano de contingência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte, anunciou hoje aquele organismo.

A reorganização dos centros de saúde do concelho, comunicada pelo ACES Oeste Norte, determinou o encerramento das extensões de saúde de Alfeizerão, Aljubarrota, Alpedriz, Coz, Évora de Alcobaça, Bárrio e Vimeiro.

No comunicado a que a agência Lusa teve acesso, o ACES informa que permanecem em funcionamento “para casos de vigilâncias prioritárias e doenças agudas que não sejam de âmbito covid-19” as Unidades de Saúde de Santa Maria (Benedita), da Cela, de São Martinho do Porto, de Turquel, de Pataias e Pedro e Inês (Alcobaça).

Cada uma das unidades de saúde funcionará com horários diferenciados e atenderá utentes das freguesias vizinhas cujas extensões de saúde tenham sido encerradas.

Para o encaminhamento de casos suspeitos de infeção por covid-19, o ACES determinou o recurso à Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês (com entrada pela lateral direita do edifício da USF) quando se trate de doentes das freguesias de Aljubarrota; União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes; Évora de Alcobaça; Maiorga; Bárrio; União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria; Vimeiro; Cela; União de Freguesias de Pataias e Martingança e Turquel.

Já os utentes das freguesias de Alfeizerão, S. Martinho do Porto e Benedita devem, em caso de suspeitas relacionadas com o covid-19, dirigir-se ao Centro de Saúde das Caldas da Rainha.

As alterações vigorarão enquanto se mantiverem as medidas de contingência.

O ACES Oeste Norte engloba os centros de saúde de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche.

O novo coronavírus já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS