A fábrica de bicicletas da FJ Bikes Europe, em Águeda, encerrou por indicação da autoridade de saúde local, depois de uma funcionária ter sido infetada com o novo coronavírus, informou hoje a autarquia.
“Trata-se de uma funcionária que teve um teste positivo para covid-19 e o delegado de saúde deu indicação que a empresa teria de ficar de quarentena”, disse à Lusa o presidente da câmara, Jorge Almeida.
O autarca esclareceu que a funcionaria da multinacional asiática, que está situada no Parque Empresarial do Casarão, “não é nem natural, nem residente no concelho”.
“Ao que se supõe, a cadeia de transmissão não se iniciou aqui”, acrescentou o autarca.
Esta é a segunda empresa a encerrar portas no concelho, devido à pandemia de covid-19, depois de a Miranda & Irmão, outra empresa ligada ao setor das duas rodas, também ter sido colocada de quarentena.
De acordo com dados da câmara, o número de casos confirmados de covid-19 no concelho mantém-se em cinco, embora “as autoridades de saúde estejam a seguir mais dois casos do concelho vizinho que foram agora descobertos”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 15.100.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.