A comunidade chinesa residente em Vila do Conde, no distrito do Porto, doou hoje 1500 máscaras cirúrgicas à câmara municipal, juntando-se ao esforço das autoridades para evitar a propagação da pandemia covid-19.
A ação foi dinamizada por um grupo de jovens pertencentes a esta comunidade chinesa que reside em Vila Conde, e que é uma das maiores do país, sendo agora a autarquia responsável por distribuir o equipamento às unidades de saúde e instituições locais.
"Já entregámos metade [750] ao Centro Hospitalar Vila do Conde/Póvoa de Varzim e estamos a contactar as instituições locais de âmbito social para fazer o levantamento de quem mais precisa deste equipamento para ceder o resto", disse à agência Lusa a presidente da câmara, Elisa Ferraz.
A autarca explicou que este grupo de jovens continua a movimentar-se junto da sua comunidade para conseguir ainda mais equipamentos do género, agradecendo "o grande gesto de solidariedade demonstrado".
"Já há algum tempo tínhamos contactado os responsáveis desta grande comunidade chinesa que temos no concelho para os sensibilizar que qualquer apoio às instituições locais seria bem-vindo, e tocou-me muito que a resposta tenha sido positiva e dinamizada por um grupo de jovens", partilhou Elisa Ferraz.
Portugal regista 23 mortes pela covid-19, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas.
Estão confirmadas nove mortes na região Norte, cinco na região Centro, oito na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve, revela o boletim epidemiológico divulgado hoje, com dados referentes até às 24:00 de domingo.
Das 2.060 pessoas infetadas pelo novo coronavírus,1.859 está a recuperar em casa, 201 estão internadas, 47 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.