SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Marco de Canaveses e Baião com estrutura comum de diagnóstico e tratamento

19-03-2020 19:39h

O concelho de Marco de Canaveses vai contar com uma estrutura criada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para avaliação e tratamento de doentes de Covid-19, que servirá também o município vizinho de Baião, foi hoje anunciado.

Trata-se de uma área dedicada a avaliação e tratamento de doentes, a instalar no Hospital Santa Isabel, que dará resposta clínica a casos detetados nestes concelhos do distrito o Porto.

As câmaras municipais de Marco de Canaveses e de Baião, em articulação com as autoridades de saúde, estão a colaborar na preparação da estrutura, refere-se no comunicado conjunto das duas autarquias.

Segundo o comunicado, vão ser implementadas centrais de atendimento telefónico para contacto com os cidadãos, através do número da Unidade de Saúde Familiar local. Colaborarão neste serviço técnicos dos dois municípios na área social, apoiados por quadros das instituições de solidariedade social e voluntários que se queiram associar.

A rede de apoio médico e de enfermagem ao domicílio vai também ser reforçada.

Os dois municípios e a Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses vão disponibilizar viaturas e motoristas para ajudar na operacionalização daquele serviço. Os técnicos de saúde da área dedicada à avaliação e tratamento de doentes poderão contar com alimentação e alojamento garantidos pelas câmaras.

As autarquias disponibilizam-se, igualmente, para garantir outras condições, nomeadamente tendas, casas de banho, lavatórios, material de desinfeção e equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras.

Os presidentes das câmaras de Marco de Canaveses e de Baião destacam a importância destas medidas e a colaboração entre as duas autarquias.

"Estamos empenhados e tudo temos feito para dar as respostas adequadas neste momento particularmente delicado", comentou a presidente do município de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Para o presidente da câmara de Baião, Paulo Pereira, "é fundamental garantir a mobilização de todos os recursos" e esta iniciativa "mostra que, juntos", os dois concelhos são mais fortes e conseguem "fazer melhor".

O projeto contará, também, com a colaboração de outras instituições de solidariedade social, assim como de corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 231 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.350 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 177 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia

Em Portugal, a DGS elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três, segundo a DGS.

MAIS NOTÍCIAS