A conclusão da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, encerrou uma primeira fase de investimentos, seguindo-se agora uma nova fase que envolve 30 milhões de euros, disse hoje o administrador da instituição.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Santa Maria, Carlos Martins, falava na cerimónia da inauguração formal da unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital que contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A ministra considerou que esta inauguração representa um reforço na confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e “nesta rede de neonatologia e no Hospital de Santa Maria”.
Apesar de ter sido inaugurada hoje, a unidade já está em funcionamento.
A unidade, recordou a ministra numa intervenção no final da cerimónia e da visita ao serviço, representa um aumento para 28 do número de vagas, das quais 10 nos cuidados intensivos.
Carlos Martins também destacou que a nova unidade está ao serviço do SNS e das pessoas e a ministra recordou Maria Ofélia Guerreiro, uma profissional da neonatologia que deu nome à unidade (UICN Maria Ofélia Guerreiro).
O administrador explicou que a conclusão das obras encerra uma primeira fase de investimentos e que a segunda e terceira fases vão acontecer até 2028 nas áreas da obstetrícia, do internamento, ou na restruturação da urgência de pediatria, entre outras.
O investimento, de 30 milhões de euros, implica a deslocalização da área da genética para Hospital Pulido Valente, para uma área muito maior (de 160 para mais de 500 metros quadrados).
Denominada UCIN Maria Ofélia Guerreiro, a nova unidade hoje formalmente inaugurada foi projetada com uma área de 350 metros quadrados, dotada da “mais alta diferenciação técnica”.
Em janeiro, num comunicado, a Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) anunciava a entrada em funcionamento da unidade, uma nova valência que permitia não só aumentar a capacidade de resposta para os recém-nascidos mais críticos, mas também “humanizar a experiência de internamento das famílias e as condições de trabalho das equipas”.
A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais tem capacidade para 10 incubadoras, reforçando a diferenciação tecnológica e a otimização das condições de trabalho dos profissionais, e inclui ainda uma sala de isolamento dedicada, garantindo a máxima segurança em casos de necessidade de controlo de infeção, dizia-se no comunicado.
“Esta nova unidade não é apenas um avanço em metros quadrados ou máquinas de última geração, é um compromisso com as famílias que confiam em Santa Maria”, reforçou o presidente da ULS Santa Maria.