SAÚDE QUE SE VÊ

SNS 24 vai dar informação sobre listas de espera para consultas e cirurgias

VFD Canal S+
21-01-2026 18:26h

A app e o portal do SNS 24 vão passar a ter informação atualizada sobre as listas de espera para consultas de especialidade e para cirurgias no Serviço Nacional de Saúde. O anúncio foi feito por Sandra Cavaca, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – SPMS, no programa “Efeito Placebo” do Canal S+.

Com a introdução do novo Sistema de Informação Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia (SINAC), o balcão digital do SNS vai permitir aos utentes visualizarem as listas de espera tornando todo o processo mais transparente. Uma novidade que só foi possível com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, explicou a gestora.

Apesar de admitir alguns constrangimentos, em determinados momentos, Sandra Cavaca sublinha que a linha SNS 24 conseguiu, no último ano, dar uma resposta assistencial muito expressiva com a marcação de “3 mil consultas diárias nos Cuidados de Saúde Primários”. A presidente da SPMS lembra que a linha SNS 24 teve a capacidade de absorver necessidades, - como seja o programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, - que não estavam previstas no seu dimensionamento de arranque. Se a linha começou com 1600 pessoas no atendimento, houve a necessidade crescente de fazer um reforço e são hoje 3700.  

Os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) têm vindo a permitir à SPMS uma modernização dos equipamentos, das plataformas, das apps e dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde, mas também um maior acesso dos cidadãos a serviços de saúde e aos seus dados, no que respeita: a medicação, atos médicos, exames e cirurgias realizadas no SNS. Até 2028, para que se cumpra a legislação europeia, a SPMS continua a trabalhar com todos os prestadores de saúde privados e do setor social para que seja possível e real a operabilidade de dados dos doentes entre todos os sectores - o chamado Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEU). Sandra Cavaca lembra que o RSEU já existe, mas dentro de dois anos, passará a incluir os exames e os dados de saúde de todos os atos médicos realizados no SNS, bem como nos prestadores privados, evitando repetição desnecessária de exames e de procedimentos e uma visão completa do percurso de cada doente.

Sandra Cavaca dirigiu os destinos da SPMS, durante 6 anos, até 31 de dezembro de 2025. Primeiro como vogal e nos últimos 3 anos como presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.  

 

 

MAIS NOTÍCIAS