Numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde já dá sinais de saturação – com urgências sobrelotadas e tempos de espera elevados- Mariana Vieira da Silva acusa o governo de ter falhado no planeamento.
No programa “Check-up”, do Canal S+, a antiga ministra da Presidência do Governo de António Costa revela preocupação com a imagem da Linha SNS 24 junto dos portugueses. Mariana Vieira da Silva afirma que a linha continua com problemas muito sérios. “Aparentemente novembro foi um pouco melhor, mas é preciso perceber que, ao longo do ano, tivemos taxas de atendimento a rondar os 70%, valores que no verão estavam sempre nos 97%”, sublinha a deputada e vice-presidente da bancada parlamentar socialista.
Mariana Vieira da Silva defende que é crucial que os portugueses continuem a confiar na linha que, deveria ser o primeiro contacto com os serviços de saúde. “ A confiança que os portugueses sempre tiveram na linha SNS24 é que me parece que é fundamental não perder, porque então perdemos, apesar de tudo, o que nos permite gerir o acesso às urgências”.
Para a antiga ministra uma coisa é evidente: falhou o planeamento. “ Temos alguma incapacidade de fazer este tipo de planeamento. Era evidente que a pressão ia aumentar e depois são precisos 10 meses e capas de jornais para se corrigir?”, questiona.