O Sindicato dos Enfermeiros (SE) confirmou que as buscas de hoje à sua sede, no Porto, visam a “anterior direção”, presidida por Pedro Costa, investigado pelo alegado desvio de dinheiro da instituição para fins pessoais.
“O Sindicato dos Enfermeiros confirma que a sua sede foi alvo de buscas por parte do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), no âmbito de um processo que incide sobre a atuação da anterior direção, então presidida pelo enfermeiro Pedro Costa”, refere o SE, em comunicado enviado à agência Lusa.
Fonte judicial adiantou à Lusa que Pedro Costa é suspeito de usar “milhares de euros” do SE “em proveito próprio”, nomeadamente em despesas pessoais e através de levantamentos com cartão bancário.
“A atual direção está totalmente disponível para colaborar com todas as diligências que as autoridades judiciais entendam necessárias, facultando toda a documentação que contribua para o apuramento da verdade dos factos. Caso se comprove que o SE foi lesado, a atual direção pretende ser ressarcida pelos eventuais culpados”, lê-se no comunicado.
A direção do SE, liderada atualmente por Luís Silva, diz ainda que lamenta a situação, “assegurando aos associados o normal funcionamento do sindicato na defesa dos direitos dos enfermeiros e da enfermagem”.
Segundo uma reportagem da RTP, emitida em abril deste ano, o ex-presidente do SE ter-se á apropriado de cerca de 40 mil euros da estrutura sindical, através de levantamentos em numerário com o cartão bancário do sindicato e do pagamento de despesas pessoais.