A ministra da Saúde vai iniciar na segunda-feira visitas às unidades locais de saúde (ULS), para avaliar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) às exigências do período de inverno, foi hoje anunciado.
De acordo com uma nota da tutela, Ana Paula Martins pretende “conhecer detalhadamente a resposta” das ULS durante o inverno, reunir com conselhos de administração e profissionais de saúde, e discutir medidas de reforço de recursos humanos e materiais, bem como estratégias de articulação entre cuidados primários, hospitalares e continuados.
Na segunda-feira, as visitas incluem as ULS do Algarve (Hospital de Portimão) e do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém). No dia seguinte, seguem-se as ULS do Baixo Alentejo (Beja) e do Alentejo Central (Évora), esta última com a presença do diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida.
Em outubro, a tutela determinou medidas para reforçar o SNS durante o outono e inverno, que preveem a reorganização das escalas de urgência e otimização dos recursos humanos e materiais das unidades locais de saúde.
Estão previstas medidas para vigorarem durante o Plano para a Resposta Sazonal em Saúde, entre 01 de outubro e 30 de abril de 2026, para garantir a continuidade e qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes, assegurando a “adequada alocação de recursos humanos e materiais nas unidades de saúde”.
O plano para a resposta sazonal em saúde durante o inverno entrou em vigor em 01 de outubro, com três níveis de contingência que visam prevenir os impactos das temperaturas extremas e da circulação de vírus respiratórios.