O Centro de Apoio Social Serra D’ Aire e Candeeiros, instituição particular de solidariedade social (IPSS) do concelho de Porto de Mós, lançou o projeto “EmocionalIdade”, para melhorar a saúde mental de pessoas idosas em três freguesias.
A diretora técnica e de serviços da IPSS, Margarida Pires, explicou à agência Lusa que o projeto foi criado para “atenuar o défice de resposta ao nível de saúde mental no território da área de atuação da instituição e, por sua vez, a nível concelhio, através da prestação de diversos serviços, atividades e programas que visam promover a saúde e prevenir a doença”.
Destina-se, sobretudo, a pessoas idosas com demência, depressão ou ansiedade e que vivam sós, adiantou Margarida Pires, referindo que o território alvo são as freguesias de Serro Ventoso e São Bento, e a União de Freguesias de Arrimal e Mendiga.
Segundo a assistente social, a abordagem “inclui prevenção, tratamento e capacitação comunitária, contribuindo para a redução do estigma associado às doenças mentais, o fortalecimento da integração social e o alívio da pressão sobre os serviços públicos de saúde”.
Entre os objetivos estão o aumento da literacia em saúde mental, o combate ao isolamento social, a deteção precoce de situações de demência, a melhoria das situações de declínio cognitivo e do bem-estar psicológico dos beneficiários do projeto e dos cuidadores informais, a redução da sintomatologia e o reforço da autonomia e funcionalidade dos participantes
Esta responsável esclareceu que “EmocionalIdade” inclui serviços terapêuticos e psicológicos, programas de promoção da saúde, e ações educativas para aumentar a literacia em saúde mental e reduzir o estigma associado às doenças mentais.
Entre as ações previstas estão o “apoio psicológico, promoção da saúde física e mental, capacitação da comunidade e intervenção terapêutica especializada não farmacológicas no domicílio”.
“O projeto ‘EmocionalIdade’ diferencia-se pela abordagem multidimensional, personalizada e centrada na pessoa, combina estratégias de apoio psicológico, promoção da saúde física e mental, capacitação da comunidade e intervenção terapêutica especializada não farmacológicas no domicílio”, declarou.
A iniciativa, que finaliza em outubro de 2028, prevê chegar a 115 pessoas, tem um custo total de quase 234 mil euros financiado pelo programa Portugal Inovação Social e conta com sete parceiros, dos quais três são juntas de freguesia.
No âmbito deste projeto, o Centro de Apoio Social Serra D’ Aire e Candeeiros (CASSAC) viu ainda aprovada uma candidatura para capacitação.
O Centro de Apoio Social Serra D’ Aire e Candeeiros, com sede na Marinha da Mendiga, foi criado após ter sido diagnosticada a carência de equipamentos sociais na zona serrana do concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria.
A IPSS iniciou a atividade há 20 anos em instalações cedidas por uma associação local, estando agora a construir a nova sede com outras respostas sociais.
Atualmente, o CASSAC, com 21 colaboradores, dá apoio domiciliário a 45 idosos e assegura, através de protocolo com o município, o fornecimento de refeições a crianças em quatro escolas e quatro jardins de infância, e disponibiliza serviço de fisioterapia no domicílio, entre outros.