Os utentes do Médio Tejo saudaram hoje a reabertura dos polos de saúde de Limeiras e de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, com prestação de cuidados de enfermagem à população.
“A comissão de utentes sempre defendeu os cuidados de saúde de proximidade para as populações, e que não implicam um conjunto de serviços que muitas vezes estão nos centros de saúde, porque achamos que promove a coesão social e territorial do conjunto dos concelhos ter as extensões abertas”, disse hoje à Lusa o porta-voz da Comissão de Utentes do Médio Tejo, Manuel José Soares.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo revelou hoje que os polos de saúde de Limeiras e de Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, vão reabrir “esta semana”, com a prestação de cuidados de enfermagem.
As unidades tinham ficado sem atividade assistencial no seguimento da pandemia de covid-19 e a reabertura, agora com serviços de enfermagem, “representa um reforço importante na proximidade de cuidados às populações”, indica a ULS em comunicado.
Lembrando que um abaixo-assinado a reclamar a abertura as duas unidades chegou a reunir “mais de 500 assinaturas das freguesias abrangidas”, o porta-voz da comissão de utentes fez votos para que, em breve, também seja possível reabrir o polo da Atalaia, no mesmo concelho.
A reabertura agora anunciada dos polos de Limeira e de Praia do Ribatejo com cuidados de enfermagem “é mais um passo para", no futuro, "virem a funcionar também com consultas, quer com consultas em telemedicina, quer com a presença de médicos, dado que há alguns processos em negociação para contratação de prestadores de serviços”, acrescentou Manuel José Soares.
“O nosso objetivo é, claramente, dar alento à população, mostrando que quando as reivindicações são objetivas e possíveis, nós conseguimos efetivamente avançar na prestação de cuidado de saúde, que é isso que importa”, salientou.
Na nota divulgada, a ULS Médio Tejo indica que no polo de Praia do Ribatejo os utentes passam esta semana a ter acesso a consulta de enfermagem, apoiada por um assistente técnico.
O funcionamento será às segundas-feiras, das 09:00 às 16:00, e às quintas-feiras, das 14:00 às 17:00, exclusivamente com consulta de enfermagem.
Já o polo das Limeiras disponibilizará consulta de enfermagem, também com apoio de assistente técnico, às terças-feiras, das 14:00 às 17:00.
Estas consultas incluem “tratamentos de feridas, acompanhamento de doenças crónicas, como diabetes e hipertensão, bem como a avaliação e encaminhamento de outras situações de saúde”, refere ainda a ULS.
O atendimento é feito por agendamento ou mediante solicitação no local, garantindo a ULS Médio Tejo “respostas adaptadas às necessidades” dos utentes.
A ULS salienta também que, “não sendo possível ainda reativar todos os polos ou extensões com presença médica”, quer “progressivamente, e à medida que os recursos o permitirem, alargar a sua rede assistencial, garantindo desde já serviços de enfermagem regulares” nestas localidades.
A ULS Médio Tejo dá resposta direta a cerca de 169.270 utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei, concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco.
Com 35 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, dando resposta direta a cerca de 170.000 utentes dos 11 municípios da sua área de abrangência, a estrutura possui ainda três hospitais – em Abrantes, Tomar e Torres Novas -, separados entre si por cerca de 30 quilómetros.