SAÚDE QUE SE VÊ

Médicos cubanos atendem mais de 500 pacientes em hospital de Maputo

LUSA
19-07-2025 20:21h

Médicos cubanos atenderam hoje mais de 500 pacientes no Hospital Provincial da Matola, nos arredores de Maputo, sul de Moçambique, num projeto de cooperação sanitária entre os dois países.

"É para nós uma grande satisfação estarmos juntos nesta grande missão, que é brindar saúde para todo o nosso povo moçambicano", disse o representante da missão médica de Cuba, Erick Gonzalez, durante um evento dedicado ao setor da saúde, organizado naquela unidade hospitalar.

Durante o evento, foram oferecidas consultas gratuitas nas áreas de pediatria, ortopedia, fisioterapia, dermatologia, nutrição, além de ginecologia e cardiologia, entre outras especialidades médicas.

Em causa estão os 50 anos de cooperação entre Havana e Maputo, relação estabelecida por Samora Machel, primeiro Presidente moçambicano, e o seu homólogo cubano, Fidel Castro, após a proclamação da independência, em 25 de junho de 1975.

Para a diretora do Hospital Provincial da Matola, Ana Rodrigues, a entrega, competência e espírito de colaboração destes profissionais de saúde reforça a capacidade técnica daquela unidade, além de enriquecer a cultura de serviços humanizados nas unidades de saúde.

"Através desta feira de saúde, reiteramos o nosso compromisso para a promoção de saúde, a prevenção de doenças e o acesso universal dos cuidados de qualidade. Esta feira é também uma forma de homenagear e dar visibilidade ao impacto concreto da cooperação Moçambique-Cuba, no quotidiano dos nossos serviços", afirmou a representante.

MAIS NOTÍCIAS