SAÚDE QUE SE VÊ
Canal S+

Gustavo Jesus: "Quanto mais tarde os miúdos forem expostos a redes sociais, mais protetor é para a saúde mental" 

ALS
03-04-2025 17:38h

O diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira, Gustavo Jesus, foi o convidado desta semana do Efeito Placebo. Um dos temas escolhidos para análise foi o impacto do uso de smartphones e redes sociais na saúde mental sobretudo de crianças e adolescentes.

A doença mental comum, ansiedade e depressão, é cada vez mais significativa entre os jovens dos 13 e os 21 anos.

Sem querer estabelecer uma relação causa-efeito, o médico psiquiatra aponta o facto dos níveis de saúde mental se terem deteriorado nestas faixas etárias, desde o aparecimento e proliferação do uso de smartphones e redes sociais

Gustavo Jesus, explicou que o cérebro de uma criança ainda não tem desenvolvida a capacidade de gerir as emoções que esses estimulos provocam. 

Gustavo Jesus aplaudiu a decisão do ministério da Educação, Ciência e Inovação de recomendar às escolas a proibição do uso de telemóveis e afirma que os pais também devem estar atentos e controlar o uso desses dispositivos. Além de não conseguirem "desligar", o médico psiquiatra realça ainda o tipo de conteúdos a que crianças e jovens estão sujeitos. 


O impacto do uso de smartphones e redes sociais na saúde mental de crianças e jovens foi um dos temas apresentados por Gustavo Jesus, na edição desta semana do programa Efeito Placebo, mas há outros tópicos que pode rever aqui. 
Todas as terças-feiras, às 21:00, uma opinião com assinatura no Canal S+.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS