A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) vai construir um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e um lar residencial em Vila Nova de Gaia, num investimento de cinco milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em declarações à Lusa, a presidente da associação sediada em Gondomar, Lurdes Silva, explicou que o início das obras está marcado para janeiro de 2025 ficando o novo equipamento instalado na freguesia de Vilar de Andorinho.
Para o efeito, a instituição particular de solidariedade social do distrito do Porto lançou um concurso público de 2,5 milhões de euros, indicando um prazo de execução de 365 dias, acrescentou a responsável.
A área total de construção é de 3,318 meros quadrados, ficando o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão com capacidade para albergar 30 pessoas enquanto o lar residencial poderá receber até 25 pessoas, sendo que 20 em permanência e cinco para casos em investigação médica ou para descanso do cuidador, explicou Lurdes Silva.
O anúncio ocorre no ano em que a ANEM completa 25 anos de existência, estando as suas instalações distribuídas por Valbom, em Gondomar, Aguda, em Vila Nova de Gaia, e Caldas da Rainha, detalhou a dirigente da associação.
Atualmente, acrescentou Lurdes Silva, a associação dá apoio social, psicológico (presencial ou ‘online’) e através de parceiros locais a 300 pessoas a nível nacional com esclerose múltipla.
Segundo a responsável, para além de fundos próprios, a ANEM tem financiamento do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0) e da banca para a obra.