Mais de 25.000 utentes foram atendidos no Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios desde que foi criado, em agosto de 2024, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde de Santa Maria, que destaca a rapidez na resposta.
No total, 25.058 utentes foram atendidos até ao dia 08 de janeiro, no Centro de Atendimento Clínico (CAC) do centro de Saúde de Sete Rios, no distrito de Lisboa, segundo um anúncio da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) publicado nas redes sociais.
Para a ULSSM, os dados hoje divulgados “demonstram a adequação da referenciação para o Centro de Atendimento Clínico, com um balanço geral de rapidez na resposta e satisfação por parte dos utentes e profissionais”.
O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios, o primeiro do país, foi criado para responder aos casos menos urgentes referenciados pelo SNS 24 e pelo serviço de urgência do Hospital Santa Maria.
Na primeira semana de janeiro, o CAC atendeu cerca de 60 utentes por dia.
Dos 25.000 pacientes atendidos no CAC do centro de saúde de Sete Rios, 2% foram encaminhados posteriormente para a Urgência do Hospital de Santa Maria.
Cerca 30% dos encaminhamentos para o CAC têm origem no Serviço de Urgência Central da ULSSM e os restantes 70% são encaminhados pela Linha SNS 24, que aconselha os utentes e encaminha-os para a unidade de saúde mais adequada, de acordo com os seus sintomas.
O CAC recebeu também utentes fora da área de referência da ULSSM.
O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios está aberto todos os dias, entre as 08:00 e as 20:00, contando com uma equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outros profissionais.
Os meios de diagnóstico do centro incluem raios-X, análises clínicas e eletrocardiograma (ECG), sendo este um exame para avaliar a função cardíaca.