O economista João Marques Gomes é o sucessor de João Casteleiro na presidência do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira, estrutura que presta serviço às populações dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte.
João Marques Gomes é doutorado em Economia, com especialização na área dos cuidados de saúde, informou a ULS Cova da Beira, em comunicado.
A equipa nomeada pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde integra Rosa Ballesteros, que vai exercer as funções de diretora clínica para os cuidados de saúde hospitalares, cargo já desempenhado anteriormente.
Filipa Pinto é a diretora dos cuidados de saúde primários e o diretor de enfermagem é Nuno Pereira.
A vogal executiva do conselho de administração, Sandra Duarte, é o único elemento que transita do anterior órgão de gestão.
Na nota divulgada pela ULS Cova da Beira é referido que João Marques Gomes manifestou o objetivo de “consolidar e desenvolver o papel da instituição ao serviço da saúde e do bem-estar da comunidade”.
No mesmo comunicado é sublinhado o intuito de o novo presidente do conselho de administração dar importância a uma “gestão participada”, que conta com todos para alcançar os melhores resultados.
O novo conselho de administração entrou em funções na terça-feira e apresentou-se aos vários serviços na quarta-feira.
A ULS Cova da Beira gere os hospitais da Covilhã e do Fundão e as unidades de cuidados de saúde primários na Covilhã, Fundão e Belmonte.
João Casteleiro, o antecessor no cargo, foi nomeado em 2016 presidente do conselho de administração do então Centro Hospitalar da Cova da Beira, que em 2018 passou a Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.
O cirurgião foi reconduzido em 2019 e mantido em funções em 2021, em contexto de pandemia, através de um despacho que indicava o exercício do cargo até dezembro desse ano.
Casteleiro, de 73 anos, já em idade de reforma, estava há quase três anos sem nomeação à frente da gestão da estrutura de saúde.