A Câmara Municipal de Loures aprovou hoje a adjudicação da construção dos centros de saúde de Camarate e da Bobadela, que deverão abrir portas em 2025 e representam um investimento de 8,7 milhões de euros.
A proposta de adjudicação das duas unidades de saúde foi aprovada, por unanimidade, em reunião pública da Câmara Municipal de Loures (distrito de Lisboa), presidida por Ricardo Leão (PS).
A Unidade de Saúde da Bobadela representa um investimento de 4,1 milhões de euros e estima-se que possa abrir portas no final do ano de 2025, para servir 6.150 utentes.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Loures explicou que se trata de “uma obra reivindicada pela população desde 2013, quando encerraram as instalações de saúde existentes, que funcionavam num prédio de habitação sem condições de acessibilidade e atendimento”.
Já a Unidade de Saúde de Camarate tem também abertura prevista para o final do ano de 2025 e representa um investimento de 4,6 milhões de euros, para servir 20 mil utentes.
Segundo a autarquia, o centro de saúde “vai permitir à população um atendimento de proximidade” e evitar deslocações para Sacavém, onde são atualmente atendidos.
A Câmara de Loures vai assumir metade do investimento das obras, cabendo o restante ao Governo.
Na reunião de hoje a Câmara de Loures aprovou também a adjudicação das obras de beneficiação da Escola Básica do Infantado e a construção de um novo jardim-de-infância, num investimento de 5,8 milhões de euros, estimando-se a sua abertura para junho de 2026.
Foi, igualmente, aprovada a adjudicação das obras de reabilitação do Museu de Cerâmica de Sacavém, com um investimento previsto de 966 mil euros, e o estudo prévio do projeto de ampliação e requalificação do parque de estacionamento na Cidade Nova, em Santo António dos Cavaleiros.