SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Viana do Castelo renova protocolos com Unidade Local de Saúde

LUSA
17-09-2024 11:20h

A Câmara de Viana do Castelo renovou protocolos com a Unidade Local de Saúde tendo em vista apoio à prestação de cuidados domiciliários, a promoção de caminhadas e aulas de preparação aquática para o parto, foi hoje revelado.

Em comunicado, a autarquia explica que os protocolos “reforçam a colaboração com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para alocação temporária de viaturas alugadas pelo município destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, continuação dos projetos Walk with a Doc e Aulas de Preparação Aquática para o Nascimento”, bem como “para reforço nos recursos humanos nas extensões de saúde”.

De acordo com a Câmara, foi renovado por um ano o protocolo para implementação do programa de caminhadas denominado Comunidade em Movimento, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis.

“O projeto internacional Walk With a Doc é um programa simples e sustentável que pode ser implementado em qualquer comunidade com vista ao incentivo da prática de atividade física e redução dos efeitos de um estilo de vida sedentário”, descreve.

A autarquia indica que a iniciativa “consiste em vários grupos de caminhada liderados por um profissional de saúde e um técnico de exercício físico, acontecendo uma vez por mês, em Viana do Castelo”.

Também reforçado por mais um ano foi o projeto Preparação Aquática para o Nascimento, nas piscinas municipais, no âmbito da parceria entre município e ULSAM.

“A Unidade de Cuidados na Comunidade de Barroselas (UCC Barroselas) e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo (UCC Viana do Castelo) pretendem possibilitar às grávidas/casais que frequentam as aulas de preparação para o parto o usufruto de aulas de preparação aquática”, descreve.

O objetivo é “aumentar a autonomia e agilidade dos movimentos, aliviar a carga nas articulações, tonificar os músculos, diminuir as dores lombares e o risco de lesões durante o exercício, diminuir edemas, aumentar a capacidade respiratória, promover a autoconfiança e a relação da tríade mãe/pai/bebé, aumentar a libertação de endorfinas e promover o relaxamento”, refere o município.

Outro protocolo renovado prevê, desde 2020, “o reforço de recursos humanos para as Extensões de Saúde, que permitiu a retoma gradual da atividade assistencial destes serviços”, diz a autarquia.

Ao município “compete garantir o recrutamento e a alocação de Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos para as extensões de saúde, conforme as necessidades apresentadas pela ULSAM e a disponibilidade municipal”.

Em maio, a Câmara tinha deliberado apoiar com 100 mil euros a requalificação do Bloco de Partos do Hospital de Santa Luzia, obra orçada em cerca de dois milhões de euros e financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

MAIS NOTÍCIAS