O Conselho das Religiões de Moçambique iniciou hoje, em Cabo Delgado, uma campanha de apoio às vítimas das ações terroristas naquela província em 13 bairros da cidade de Pemba, com apelos à reconciliação.
A iniciativa “Juntos por Cabo Delgado e Moçambique” pretende apoiar as pessoas afetadas pelo terrorismo a reerguerem as suas vidas, através de assistência espiritual e apoio financeiro, como explicou hoje à Lusa o secretário-geral do Conselho das Religiões de Moçambique, Albino Luís.
“Consiste em prepararmos os líderes das religiões para orientarem as sessões de cura, perdão e reconciliação nacional, essas sessões, como se pode ver, são líderes das diferentes confissões e religiões que estão sendo preparados para eles poderem criar cantinhos de conversa ao nível das suas confissões”, disse.
Numa primeira fase, a iniciativa vai abranger os 13 bairros que compõe a cidade de Pemba, muitos dos quais ainda recebem deslocados devido aos ataques terroristas dos últimos seis anos em Cabo Delgado.
“Serão criados cantinhos de conversa, não só exclusivamente nas nossas confissões religiosas, mas também nas zonas de residências das populações, criaremos como cantinhos de conversas com várias pessoas, vários grupos e faixas etárias, jovens, mamãs, pessoas que perderam seus entes queridos, perderam tudo na vida”, explicou.
No que toca à componente financeira, o Conselho das Religiões de Moçambique diz que para já não tem fundos para reforçar esse apoio, mas pretende sensibilizar parceiros locais.
“Estamos a falar de projetos pequenos, apoiar pessoas com fundos de 20 mil a 200 mil meticais [288 a 2.888 euros], para que elas criem projetos de geração de renda para serem sustentáveis”, disse.
A capacitação para a iniciativa juntou em Pemba líderes religiosos oriundos de todas as confissões existentes na província de Cabo Delgado.