SAÚDE QUE SE VÊ

Governo moçambicano otimista na redução de casos de cólera nos próximos dias

Lusa
20-02-2024 19:57h

O Governo moçambicano manifestou-se hoje confiante na redução, nos próximos dias, dos casos de cólera no país, que contabiliza um acumulado da doença de quase 12 mil casos desde outubro.

“Até este momento, de um total de 34 distritos, temos menos um distrito que agora está sem casos de cólera. Destes 33 distritos em que a doença ainda é registada, sete não tiveram novos casos. O que significa que o setor da saúde está a trabalhar para que possamos nos ver livres da cólera”, declarou Ludovina Bernardo, porta-voz do Governo.

Aquela responsável falava à comunicação social momentos após uma sessão do Conselho de Ministros na capital moçambicana.

“Se tudo correr bem, nos próximos dias poderemos ter menos distritos afetados pela cólera”, frisou a porta-voz do Governo moçambicano.

De acordo com o mais recente boletim sobre a progressão da doença, elaborado pela Direção Nacional de Saúde Pública e com dados até 17 de fevereiro, estava contabilizado no país um acumulado de 11.871 casos de cólera desde 01 de outubro último.

No boletim anterior, com dados até 15 de fevereiro, o acumulado era de 11.781 casos de cólera, que provocaram até então 26 mortos.

Desde o início de janeiro que não se registavam oficialmente óbitos por cólera em Moçambique, mas no período de 29 a 31 de janeiro foi contabilizada a 26.ª vítima mortal do atual surto, neste caso na província de Tete. Soma-se agora, no mais recente boletim, outra vítima mortal, na província de Sofala, a 27.ª morte e a primeira registada pelas autoridades em fevereiro.

A taxa de letalidade da doença em Moçambique mantém-se atualmente em 0,2% e há 61 doentes internados no país, segundo os mesmos dados.

A província mais afetada pela atual vaga deste surto de cólera é Nampula (norte), com um acumulado de 3.748 casos e 12 óbitos, seguida de Tete (noroeste), com 2.345 casos e sete óbitos.

As autoridades sanitárias moçambicanas vacinaram recentemente contra a cólera, em cinco dias, mais de 2,2 milhões de pessoas nos distritos mais afetados pelo atual surto, correspondendo a uma cobertura praticamente total face ao programado.

MAIS NOTÍCIAS