SAÚDE QUE SE VÊ

ULS de Coimbra pioneira na reabilitação perineal pediátrica

Lusa
30-01-2024 17:20h

A Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra anunciou hoje a abertura de um serviço pioneiro de tratamentos de reabilitação perineal a utentes em idade pediátrica, o primeiro a nível nacional.

"A Unidade Pediátrica do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS Coimbra torna-se pioneira na disponibilização de reabilitação perineal em idade pediátrica, em instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), articulando a sua abordagem com outras especialidades médicas que acompanham estas situações para que, em conjunto, todos cooperem para a melhoria da qualidade de vida destas crianças", salientou a estrutura, em comunicado.

Os dois serviços iniciaram recentemente tratamentos a crianças e jovens com disfunções esfincterianas que necessitam de realizar reabilitação perineal e já eram acompanhadas nas consultas de Nefrologia e de Cirurgia Pediátrica.

Esta abordagem consiste no treino e na reeducação dos músculos do períneo ou pavimento pélvico, que se situam na base da bacia e dão suporte aos órgãos pélvicos.

"Estas disfunções podem provocar um significativo impacto funcional e na qualidade de vida destes utentes, podendo esta técnica, em casos selecionados, ajudar a restabelecer as funções desta região anatómica", salienta o comunicado.

Segundo a ULS de Coimbra, a reabilitação perineal em idade pediátrica é amplamente utilizada há já algumas décadas no estrangeiro, sendo a sua utilização recomendada em diferentes situações.

"De um modo geral, em Portugal, a reabilitação perineal tem sido apenas aplicada em adultos não sendo realizada de forma regular em crianças, sobretudo nas mais jovens", conclui o comunicado.

 

MAIS NOTÍCIAS