SAÚDE QUE SE VÊ

Temperaturas máximas continuam esta semana acima da média no continente

Lusa
29-01-2024 08:50h

Temperaturas máximas vão estar ligeiramente abaixo das da semana passada, mas ainda assim acima da média para janeiro. Também estão previstas poeiras em suspensão vindas do Norte de África.

As temperaturas máximas em Portugal continental vão manter-se acima da média para o mês de janeiro, entre os 17/19 graus Celsius, ligeiramente abaixo da semana passada, disse à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

 
“Na semana passada estiveram acima da média para o mês de janeiro. Por exemplo, no domingo os valores da máxima estiveram cerca de 2 a 7/8 graus acima do normal para a época, variando, claro, da localização das estações do IPMA”, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Patrícia Gomes, esta semana, as temperaturas máximas vão manter-se abaixo dos 20 graus, sendo pontualmente superiores (20/21 graus) na região sul no Vale Tejo.

“Mas de um modo geral vão estar entre os 17 e os 19 graus, ficando estáveis ao longo da semana”, indicou.

O IPMA prevê também para esta semana, segundo Patrícia Gomes, vento fraco a moderado, céu com alguma nebulosidade e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no litoral.

As temperaturas mínimas, esta segunda-feira, no continente, vão variar entre os 3 graus Celsius (em Bragança) e os 12 (em Faro e Portalegre) e as máximas entre os 13 (na Guarda) e os 20 (em Santarém).

“Para esta segunda-feira e amanhã [terça-feira] estão também previstas poeiras em suspensão vindas do Norte de África. No domingo afetaram o arquipélago da Madeira e a partir desta segunda-feira será o continente. Não se espera que seja muito intenso, poderá até não ser visível, mas ainda assim vão estar na atmosfera”, disse.

MAIS NOTÍCIAS