SAÚDE QUE SE VÊ

PS/Ovar espera que projeto de resolução da AR evite afetação de utentes à ULS de Aveiro

Lusa
23-10-2023 13:46h

O PS de Ovar disse hoje que o projeto de resolução aprovado contra a referenciação dos utentes desse concelho para a anunciada Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro não é garantia de sucesso, mas constitui um marco “importantíssimo”.

O projeto de resolução em causa foi aprovado na sexta-feira na Assembleia da República, com os votos favoráveis da maioria socialista, e tem um sentido contrário à medida do próprio Governo, já que o Ministério da Saúde definiu que em janeiro de 2024 os cerca de 55.000 utentes de Ovar passarão a ser encaminhados para os hospitais de Aveiro e Coimbra – opção que é contestada pela comunidade e já gerou vários protestos, uma vez que a população quer manter-se ligada aos hospitais de Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, por via da ULS do Entre Douro e Vouga.

Realçando que, também na sexta-feira, a Assembleia da República chumbou o projeto do PSD que admitia a integração na ULS de Aveiro, o líder dos socialistas vareiros, Emanuel Oliveira, declara: “Continuamos a acreditar que vale a pena lutar. A maioria parlamentar do PS votou a favor do projeto que prevê a integração de Ovar na ULS do Entre Douro e Vouga, o que, não se tratando de uma vitória antecipada, constitui um marco importantíssimo para o resultado que todos os ovarenses tanto desejam”.

Em comunicado à Lusa, o presidente do PS de Ovar realça que o projeto de resolução constitui uma manifestação de intenções clara, “sem ambiguidades”, e contrasta com a postura do PSD local, expressa em “posições dúbias, ausências em momentos estratégicos, aparecimentos públicos extemporâneos e declarações floreadas que mais não são do que uma mão cheia de nada para distrair e confundir os mais incautos”.

Quanto ao facto de o projeto de resolução apelar a uma decisão contrária à já anunciada pelo Governo, Emanuel Oliveira afirma: “O PS não pode nem deve – seja a nível local, distrital ou nacional – deixar de defender a integração de Ovar na ULS do Entre Douro e Vouga. O Governo tem de entender que os legítimos direitos e interesses dos munícipes de Ovar têm de ser efetivamente respeitados”.

MAIS NOTÍCIAS