SAÚDE QUE SE VÊ

Deputados do PS recomendam ao Governo que integre Ovar na futura ULS da Feira

LUSA
28-03-2023 12:04h

Os deputados do PS propuseram ao Governo que integre o concelho de Ovar na futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria da Feira e não na de Aveiro, revelou hoje a distrital socialista.

Em causa está a polémica instalada em Ovar devido ao descontentamento da população – já expresso num protesto público e numa petição – face à possibilidade de os seus hospitais de referência passarem a ser os de Aveiro e Coimbra quando os utentes do concelho têm sido seguidos no Hospital São Sebastião, na Feira, para onde também está anunciada a nova ULS do Entre Douro e Vouga.

Os eleitos socialistas submeteram na segunda-feira à Assembleia da República um projeto de resolução “que visa recomendar ao Governo que promova as diligências necessárias à integração do Hospital Francisco Zagalo e dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar na Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga”.

O deputado Hugo Oliveira, que é também vice-presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS, justifica a iniciativa referindo que a grande maioria da população vareira tem por hábito aceder aos cuidados de saúde “nos hospitais de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia – que distam 20 e 40 quilómetros de Ovar – em detrimento dos de Aveiro e de Coimbra – que distam 50 e 100 quilómetros”.

Notando que, até à abertura do Hospital São Sebastião, em 1999, os doentes críticos de Ovar eram encaminhados para os serviços de urgência de Vila Nova de Gaia e Porto, o PS de Aveiro defende que “não é compreensível ignorar a habitual e comprovada livre escolha dos utentes de vir a integrar a futura ULS de Entre Douro e Vouga”.

“O princípio do livre acesso e circulação, ao conferir aos utentes do Serviço Nacional de Saúde a possibilidade de poder optar por qualquer hospital da rede, não menoriza a importância de fatores como a proximidade do acesso, devendo ser considerado como fator de real importância na definição do plano de ULS proposto para integração do Hospital Francisco Zagalo”, realça Hugo Oliveira.

A perspetiva dos parlamentares socialistas, diz ainda a distrital do PS, é que “a criação de duas novas ULS com impacto significativo no território de Ovar exige uma análise que contemple a melhoria contínua do acesso” à saúde e, nesse sentido, o grupo de trabalho encarregue de elaborar o plano de negócios das novas estruturas “deve contemplar a participação das autarquias, a vontade das populações e a possibilidade de se auferir os ganhos de integração numa e noutra ULS”.

Para os deputados do PS, o Hospital Francisco Zagalo e toda a rede de cuidados de saúde primários de Ovar devem ser integrados na futura ULS do Entre Douro e Vouga porque só assim se poderá “salvaguardar a reorganização dos cuidados de saúde que melhor responda aos interesses dos cidadãos”.

MAIS NOTÍCIAS