SAÚDE QUE SE VÊ

Hospital de Matosinhos inaugura Centro de Endoscopia Avançada

LUSA
16-12-2022 15:26h

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), no distrito do Porto, inaugurou hoje um Centro de Endoscopia Avançada, unidade que servirá para fazer “tratamentos avançados” e como “chamariz para as gerações futuras” de profissionais, disse à Lusa o responsável.

“O que queremos com este centro é atrair valores. Trazer pessoas competentes para trabalhar no Serviço Nacional de Saúde. Queremos ser um chamariz para bons profissionais, médicos e enfermeiros, e queremos ser um chamariz para as gerações futuras”, disse o diretor do Serviço de Gastrenterologia, Francisco Baldaque.

Em declarações à agência Lusa, o médico disse que o serviço de Gastroenterologia da ULSM “tem várias componentes e uma das componentes muito forte é a endoscopia”.

“Hoje em dia, a endoscopia já nos permite fazer tratamentos que antigamente eram feitos por cirurgia. Já podemos fazer tratamentos muito avançados por endoscopia e até em regime de ambulatório”, acrescentou, referindo-se, por exemplo a cancros iniciais, cancros precoces do esófago, estômago e outros órgãos do aparelho digestivo.

Segundo Francisco Baldaque, com a remoção endoscópica, “muitos destes casos ficam curados”.

À margem de uma cerimónia de inauguração presidida pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, Francisco Baldaque frisou a importância deste centro pelo “foco na formação, no valor, bem como no atendimento ao doente com condições de privacidade e segurança”.

“O objetivo final é o doente, mas para poder chegar ao doente com qualidade, temos de ter bom capital humano, bom equipamento, bons processos, e aqui acho que temos todas essas coisas”, resumiu.

Francisco Baldaque, que lidera uma equipa de 11 pessoas neste novo centro a funcionar já desde setembro, disse que a equipa “tem de crescer, não só por ambição, mas também por necessidade” e frisou a “relação muito próxima com os centros de saúde”.

Equipado com tecnologia moderna, o novo Centro de Endoscopia Avançada Carlos Moreira da Silva começou a funcionar num espaço completamente renovado do Hospital Pedro Hispano, no concelho de Matosinhos.

Este novo centro de excelência recebeu o nome do mecenas que tornou possível a concretização deste projeto.

Informação disponibilizada às redações pela ULSM indica que a endoscopia diagnóstica e terapêutica tem registado marcados avanços nos últimos anos.

A ULSM destaca os “ganhos em saúde com redução marcada de custos”, dando como exemplo a remoção de tumores iniciais do tubo digestivo ou nas técnicas terapêuticas de ecoendoscopia.

 

MAIS NOTÍCIAS