As novas unidades de cardiologia, inauguradas hoje no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) e orçadas em cerca de 1,2 milhões de euros, adicionam 12 camas ao serviço, indicou fonte deste equipamento hospitalar.
Sobre a nova unidade de cuidados intensivos cardíacos, o CHVNG/E avança que esta é constituída por 12 camas.
Já sobre a nova unidade de cardiologia de intervenção, informação do centro hospitalar indica que desta soma ao serviço de cardiologia “uma área de hemodinâmica que, a nível tecnológico, é das mais avançadas no panorama nacional”.
Instaladas na Unidade I do CHVNG/E, também como conhecida como antigo hospital Eduardo Santos Silva, no Monte da Virgem, estas unidades, que hoje receberam a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, custaram cerca de 1,2 milhões de euros.
“A cardiologia [do CHVNG/E] tem sido um dos exemplos de excelência do Serviço Nacional de Saúde destacando-se pela qualidade clínica dos cuidados prestados, mas também como um centro de investigação, pioneirismo e de formação a nível nacional e internacional”, refere o diretor do serviço de cardiologia, Ricardo Fontes Carvalho.
Lembrando que no CHVNG/E está instalado “um dos poucos Centros Nacionais de Referência em Cardiopatia Estrutural”, o especialista acrescentou que este centro hospitalar acolhe doentes de todo o país.