SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira com 10 novos casos e continua sem doentes hospitalizados

LUSA
06-07-2021 19:13h

As autoridades madeirenses reportaram 10 novos casos de covid-19 e 79 situações ativas nas últimas 24 horas na região, permanecendo as unidades dedicadas à doença no Hospital do Funchal sem doentes internados, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).

“Há a reportar 10 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 9.705 casos confirmados de covid-19 [desde o início da pandemia]”, lê-se no boletim epidemiológico diário.

Segundo a DRS, dos novos doentes dois são casos importados (um da região Norte e outro dos Emirados Árabes Unidos), sendo os outros oito de transmissão local.

As autoridades regionais indicam que existem agora 79 casos ativos (24 importados e 55 de transmissão local), dos quais 21 estão a cumprir isolamento numa unidade hoteleira e os restantes em alojamento local.

“A assinalar que zero pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça”, realça a DRS.

No boletim é ainda apontado que estão a ser avaliadas 17 situações relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas.

Em vigilância ativa de contactos com casos positivos, as autoridades de saúde insulares estão a acompanhar l.432 pessoas, além de 26.973 viajantes com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe’.

Ainda de acordo com a DRS, seis doentes recuperaram da doença. No total, 9.553 foram considerados curados desde o início da pandemia.

A DRS regista igualmente que a Madeira mantém os 73 óbitos associados à doença.

Por seu turno, a Direção-Geral de Saúde (DGS) atribuiu hoje 10 novos casos de covid-19 à Madeira, os mesmo que os reportados pelas autoridades regionais, e um total de 9.994 doentes confirmados desde 16 de março de 2020.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

A pandemia de covid-19 provocou pelo 3.987.613 menos mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 184,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.118 pessoas e foram registados 892.741 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

MAIS NOTÍCIAS